Corbis-42-26859556

Well amiguinhos,

Posso apostar que alguns de vocês pensaram que, tratando-se de um início de ano, este seria um post para “vigiar a boca” das fofocas e maledicências, como meta para 2014. Seria um ótimo post, mas trataremos disso em outra ocasião.

Hoje vamos falar de uma das minhas grandes vontades para 2014: comer mais devagar! :-0

A verdade é que a maioria das pessoas ataca a refeição como uma criança ataca ao bolo de aniversário, sem levar em conta os efeitos colaterais deste mal hábito.

Por mais que você já tenha selecionado ótimos alimentos para a sua refeição, comer rápido sem prestar atenção ao alimento pode atrapalhar muito a digestão e a saúde em geral.

Ter consciência à mesa é uma prática capaz de colocá-lo em sintonia com seu cérebro, percebendo melhor a saciedade. Esta é uma das ferramentas principais no combate ao sobrepeso e obesidade. No caso de quem não sofre dos quilos a mais, comer rápido ou prestando atenção em outra coisa pode resultar em má digestão, deficiência nutricional e gases!

Preste atenção às dicas abaixo:

07 DICAS PARA TER CONSCIÊNCIA À MESA:

01- Primeiro, respire fundo uma, duas … cinco vezes. Puxe todo o ar até chegar ao abdômen. E expire no dobro do tempo. É uma técnica que ajuda a acalmar.

02- Deixe o corpo relaxar e pergunte se ele está cheio, parcialmente cheio ou vazio. Esse termômetro é importante para saber quanto de alimento vai necessitar.

03- Observe o que é oferecido e faça escolhas. O problema dos restaurantes de quilo é que vemos aquela variedade e saímos pegando tudo. No restaurante, olhe para os alimentos, pergunte ao seu corpo o que ele quer, do que precisa – como a gente normalmente não pensa nisso, passa por cima das solicitações dele.

04- Bocado por bocado, pesquise os sabores. Preste atenção no espinafre, na cenoura, nos cereais.

05- Mastigue até que o sólido se torne líquido. Melhora a digestão e você aproveita mais os nutrientes.

06- Pense que o alimento trará prazer e vigor. Nada de manter a mente ocupada com coisas que, muitas vezes, provocam a ansiedade. Refletir sobre o ato de comer nutre o corpo e o espírito.

07- Comemos melhor quando selecionamos o que nos faz bem. Por consequência, ingerimos menos. Se você se alimenta conscientemente, não precisa devorar o manjar inteiro. Um pedaço será satisfatório e delicioso! ;-)

Vamos tentar? Eu também tô nessa!! #ficaadica