ayurveda

ayurveda

Pessoas em tratamento de câncer me perguntam como o Ayurveda, a tradicional medicina indiana, pode ajudar os pacientes na cura e alívio de sintomas. Esta filosofia de bem viver que na Índia antiga já era adotada como medicina, busca prevenir doenças e tratar desarmonias através do equilíbrio dos 05 elementos (terra, água, fogo, ar e espaço) e da eliminação de toxinas. Alimentação e respiração inadequadas, ingestão de medicamentos e drogas e prolongados períodos de estresse são os principais fatores que levam o organismo a acumular toxinas e gerar tumores. Em alguns casos, este quadro pode ser somado a heranças ou disfunções genéticas.

Em hospitais na Índia, existem diversos tratamentos de limpezas internas e até casos cirúrgicos. No Brasil, o Ayurveda terá sua maior atuação na alimentação e na fitoterapia, que além de buscarem a purificação do organismo, serão importantes para o fortalecimento do sistema imunológico e o alívio dos efeitos colaterais dos tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia.

Alimentos largamente recomendados pelo Ayurveda, como o gengibre e algumas pimentas, são considerados depurativos e desintoxicantes. Estudos sugerem que a cúrcuma ( conhecida na culinária como o açafrão da terra) auxilia no tratamento de câncer de pele e que o curry é altamente anti inflamatório e antioxidante.

Massagens só são permitidas com autorização do médico oncologista responsável por escrito, porque agem no sistema linfático podendo agravar o quadro para uma metástase. Outros tratamentos complementares podem amparar o paciente nos efeitos psicológicos mais comuns deste processo. A acupuntura é muito utilizada contra a depressão, e o Yoga, através de exercícios respiratórios, tem resultados muito expressivos no alívio do estresse, ansiedade e fadiga.

Mas a meditação é realmente impressionante para pacientes com câncer. O processo de interiorização e reconhecimento do eu observador faz com que as pessoas passem a perceber propósito em todos os momentos, lidando desta forma de maneira completamente diferente com a antes temida dor. Em estado de presença e plena atenção, ocorre uma transformação dos níveis de compreensão, libertando o praticante de reações e medos e fazendo com que encontre plenitude no ‘aqui e agora’.

Porém, nenhuma destas opções anula a necessidade do tratamento convencional.

É fundamental que o paciente continue com o acompanhamento de seu médico ( que deve autorizar estes tratamentos ) e busque referências sobre a competência dos profissionais complementares.

O professor de ciências meditativas e economista Vitor Caruso Jr. dá palestras por todo o Brasil, contando sobre seu processo de câncer e sobre como alcançou a cura com estas práticas.

Chequem o site dele: http://www.cienciameditativa.com/
Visitem também a página da Associação Brasileira de Ayurveda http://www.ayurveda.org.br/
LUZ e PAZ!

  • 7o Encontro Paulista de Ayurveda Como vocês sabem, sou terapeuta ayurveda formada pelo Instituto Naradeva Shala e posso me lembrar como se fosse hoje do Primeiro Encontro Paulista de Ayurveda em 2006, que desde de lá […]
  • Congresso Internacional de Ayurveda Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade que baseou-se em conhecimentos de 5000 anos de […]
  • Abhyanga e Shirodhara Foto do procedimento Abhyanga e Shirodhara, no Jaya Spa. Por Stella Carvalho Abhyanga e Shirodhara: Esta é uma dupla de peso para o Ayurveda. Parte das terapias brandas desta medicina […]
  • Coletor de óleo para Shirodhara SUPER FÁCIL DE FAZER!!!! Meus amigos terapeutas ayurvedas: só nós sabemos o quanto sofremos atrás de material apropriado para executar um bom Shirodhara (o tratamento da medicina indiana onde um fio de óleo […]