bebe_dormindo

Querem saber agora como usei as dicas das medicinas ocidental e oriental para cuidar do meu sono?

Bom, como já falamos que a maior parte das causas de insônia vêm dos nossos próprios hábitos, vamos começar listando ao que você deve estar atento quando “a noitinha chegar”:

– O uso de aparelhos eletrônicos como o computador, Ipad, celulares e televisão no período da noite, próximos ao horário de dormir, é prejudicial ao sono. Levar trabalho para casa também é desfavorável ao descanso.

– Consumir estimulantes como café, chá preto ou verde, refrigerantes, álcool e chocolates pode ser uma má ideia. A cafeína e outros componentes destes alimentos não são aliados do sono tranquilo.

– Comer alimentos pesados como carnes e frituras ou não comer pode, além de prejudicar o sono, trazer uma desordem do sistema digestivo, como a gastrite. O melhor é optar por uma sopa, lanches leves e frutas, sempre dando um tempo para a digestão antes de se deitar.

– Um banho morno ajuda a relaxar a musculatura e prepara seu corpo física e energeticamente para dormir tranquilo.

– Desligue-se de qualquer estímulo externo, como sons e luz. Como tenho o sono leve, aprendi a usar um protetor auricular e uma máscara que veda completamente a luz. Isso me ajudou bastante. Vejam na foto abaixo as “pérolas pró-sono” que tenho no meu criado mudo:

IMG_1911

Um livro (geralmente de filosofia), meu japa mala (uma espécie de “rosário hindu”, com 108 sementes, para cantar os mantras e não perder a conta! :-) ), um floral (preparado pela minha terapeuta floral, a bruxinha Glória, da Organik), protetores auriculares da 3M, uma máscara com sementes e lavanda, e um roll on com óleo essencial de lavanda, para passar na mão ou no punho e aproximar do nariz.

Sim, sim! O óleo essencial de lavanda é uma ótima dica. Além de não ser agressivo à pele sem o uso do carreador (óleo vegetal), ele é considerado TRIDOSHA, ou seja, benéfico para VATA, PITTA E KAPHA. Você pode colocar também algumas gotinhas deste óleo essencial em um óleo vegetal (pode ser gergelim ou girassol) e fazer uma massagem na nuca ou nos pés) Super relaxante!

A “poção pró-sono” mais conhecida do Ayurveda (tradicional medicina indiana) é:
Leite morno + Nós moscada + canela + cardamomo. Já ouvi relato de um amigo que foi testar os poderes soníferos da Nós Moscada, bateu metade de uma nós no leite e acabou dormindo quase 24 horas. Minha mãe!!! Pessoal, por favor, hein? Uma ponta de colher de chá é quantidade suficiente para relaxar. Sem over doses,ok? Se você não gosta de leite, substitua por chá de erva cidreira.

Na yogaterapia, tratamos a insônia com uma prática de ásanas (posturas) mais tranquila, mas especialmente o enfoque na respiração. Nada de respirações estimulantes como Kapalabhati, Bástrika e em casos mais crônicos nem mesmo Ujjay Pranayama, a famosa respiração na glote, com o som das ondas do mar. Ela aumenta o Vata, por ser seca e fria. Excesso de Vata (o dosha do movimento) não será bom na hora de dormir, sobretudo se a desarmonia está na ansiedade e agitação do paciente).

Compreenda um pouco mais sobre a respiração Yogica Completa, conhecida como respiração diafragmática, que é a mais utilizada para relaxamento, auto-centro e, consequentemente, o sono profundo e restaurador:

E um videozinho abaixo com duas posturas que gosto muito de praticar para chamar o sono tranquilo:


Postura da Criança (Balásana) e Postura da bolboleta deitada (Supta badakonásana)

Espero que depois destes 03 posts sobre insônia você possa se dar um sono magnífico!

BONS SONHOS!!! :-)

  • Insônia Muita gente me pergunta se o Yoga e o Ayurveda podem ajudar a tratar insônia. A resposta é SIM. Mas antes de conhecer estes tratamentos e outras formas preventivas, vamos conhecer um […]
  • Sono ruim, ereção em baixa E por falar em insônia... Sono ruim, ereção em baixa: O desempenho sexual de qualquer homem também depende de outra tarefa realizada na cama: dormir bem. Quem se priva do sono ou […]
  • As flores que ajudam um bom sono Estudos mostram que alguma flores são capazes de ajudar a ter uma boa noite de sono, ajudando o processo de adormecer e tornando-o mais profundo e restaurativo. Algumas delas vivem […]
  • Sobre a menopausa e o Yoga como tratamento O título da matéria da UOL Saúde é: "Estudo revela que benefício da ioga nos sintomas da menopausa é limitado", que logo me chamou atenção. Evidentemente que a pratica de ioga e […]