Num sábados desses fui visitar minha amiga/irmã Melissa e seu marido Arthur, que moram numa casa de vila deliciosa em São Paulo. Privilegiados!!!
A cachorrinha Pudim corre pela casa, pelo quintal e obviamente pelos jardins da vila, cheio de árvores frutíferas.
Melissa cozinhou, e nosso almocinho foi na sala de jantar que tem o teto de vidro e uma deliciosa parede verde. A integração perfeita fica por conta da porta (também de vidro) que se conecta com o jardim dos fundos e a gigantesca pitangueira que “jorrava” frutos naquele dia.

Mas hoje, além de falar de minha querida que tem nome de flor (super digestiva, por sinal), nos vamos falar do acompanhamento deste almoço que é um coringa na culinária, de tão chique, saboroso e nutritivo: O ASPARGO.
Flor da família do lírios, o aspargo contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.
Além de baixas calorias (100g = 18kcal), o aspargo auxilia na digestão, tem ação diurética e sedativa.

Para prepará-los, apenas corte e dispense o talo na parte mais branca e dura, e cozinhe de 05 a 09 min em água já fervente. Você pode usar o caldo para uma sopa depois.
Também costumo cortá-los em rodelas diagonais e passa-las na frigideira quente com um fio de óleo, por 02 minutos, para manter a textura aldente. Com esta rodelas, você pode finalizar uma massa integral, um risoto ou o que mais a imaginação e a fome mandar! ;-)

Curiosidade: A maioria dos aspargos utilizados em conservas é cultivada no escuro, por isso são brancos. Opte pelos verdes e frescos, que você encontra nos supermercados e hortifrutis.

Para decorar sua casa com muito verde, você pode apostar nesta parece repleta de vasinhos de plantas pendentes, que fica muito charmosa e infinitamente mais barata do que as paredes em perfil metálico com irrigação automatizada. Fica a dica!

  • Look do dia: Suco Antioxidante Se dá tempo de passar horas na frente do armário escolhendo a roupa e do espelho fazendo makes incríveis, dá pra arranjar um tempinho para um suco LOTADO de antioxidantes, não é […]
  • Edamame: a vagem japonesa super nutritiva A pequena vagem que virou hit nos restaurantes japoneses pode ser uma deliciosa solução para substituir a batata frita. Edamame é o nome do prato onde a vagem de soja, colhida ainda […]
  • 11 alimentos que ajudam a combater a ansiedade Esta semana conversamos aqui no blog sobre como viver em paz! A paz se define essencialmente pela ausência de conflitos, especialmente na maneira como encaramos os desafios da vida e […]
  • Suco verde que conquistou as famosas Miranda Kerr, Jessica Biel e Megan Fox mantêm as curvas enxutas e a saúde em dia com o suco-verde Alessandra Ambrósio, Scarlett Johansson, Demi Moore, Drew Barrymore e até Fergie já […]