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Os ingleses comemoraram ontem a chegada do primeiro filho do príncipe William e Kate Middleton. O menino, ainda sem nome divulgado oficialmente, nasceu nesta segunda-feira (22), no Hospital St. Mary’s, em Londres, pesando aproximadamente 3,800 kg. Um bebezão!!!

E enquanto a família real comemora por lá, você se prepara para a chegada do seu príncipe, que também receberá todas as pompas por aqui!

A Duquesa de Cambridge, ou Kate para o íntimos :-) , se preparou para o parto normal praticando o yoga pré natal. Tive a horna de acompanhar muitas mamães e bebês ao longo destes anos, e dividirei aqui com vocês algumas passagens da prática para gestantes que considero mais eficientes para ajudar no parto.

É fundamental que seu médico tenha autorizado a prática e que você se sinta confortável em TODOS os exercícios físicos ou respiratórios. E lembre-se que na gestação NÃO é o momento para você testar os seus limites, e sim criar acolhimento para o bebê e boas condições para sua chegada.

Além dos exercícios de meditação e respiração, que ajudarão a relaxar o sistema nervoso central, a prática de posturas (ásanas) é extremamente importante, pois condicionará músculos e ossatura para o parto.

No último trimestre, precisamos criar espaço no corpo da mãe, que a esta altura tem o diafragma mais comprimido, o que causa dificuldade respiratória. Outro foco importante é a abertura e fortalecimento pélvico, o que em seu devido tempo estimulará o parto normal e dará à mãe mais controle sobre esta região. Com esta musculatura forte e flexível, há muito mais chances de um parto ativo e um pós parto saudável.

Como começar?

Começamos a prática em postura sentada, com perna cruzada ou encostada na parede e pernas estendidas. O foco inicial é a respiração profunda e nasal, onde em cada inalação deve-se explorar a sensação da energia que revitaliza mãe e bebê. Concentrar-se na energia do coração também é um excelente exercício, procurando expandir o amor e a consciência.

Selecionei entre várias imagens as que apresentam os exercícios que uso na minha aula. Estão aqui abaixo em ordem, procure seguir a sequencia das imagens. Mas, por incrível que pareça, o exercício que mais recomendo (inclusive peço que repitam ao longo do dia vária vezes) é o Rebolation. Este é o nome carinhoso que dei a prática de rebolar!!! Ajuda no encaixe do bebê, na consciência e fortalecimento pélvico e alivia tensões nas costas.

Aqui estão as posturas:

Pre-natal-Yoga-Class-6
Pre-natal-Yoga-Class-1
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A postura do cachorro olhando para baixo (segunda postura da última fileira da imagem acima), pode ser incômoda para alguma praticantes. Mas como é uma postura muito importante para o alongamento das costas e coluna, podemos variá-la com os braços apoiados sobre o assento ou encosto de uma cadeira.

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Uma postura que gosto muito mas não está na sequencia cima é a postura da deusa (deviásana), que você pode adicionar a sua sequencia, como na imagem abaixo.

goddess-pose-ss

Particularmente não dou para as alunas de primeiro semestre as posturas de abertura pélvica. Nos demais, se a mamãe estiver com a gestação em ordem, pode praticar diariamente. Outra postura que não adoto na gestação são as invertidas, com exceção da postura deitada do bastão (supta dandasana) que pode ser realizada deitada no chão com as duas pernas elevadas a 90o na direção do teto. Simples assim! Pode-se usar o apoio da parede para manter as pernas elevadas, como na figura abaixo.

supta dandasana

Lembrando que as pausas entre cada passagem são super importantes assim como toda a amorosidade que você deve conduzir a prática. Um bom professor também te ajudará nesta jornada, e certamente o seu bebê real chegará com muita saúde, força e vitalidade.

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