Close up of a woman massaging her nap

Ai que frio, ai que dor!! Nesta época do ano, quando as temperaturas caem radicalmente, não é só a gripe que chega com tudo. As dores no corpo se tornam muito mais frequentes, até para quem não tem um quadro crônico ao longo do ano.

Os vírus que são mais comuns a esta época do ano podem provocar também problemas reumáticos em quem nunca teve sintoma dessas doenças. Além disso, sob baixas temperaturas as pessoas ficam mais retesadas, com os músculos mais contraídos, o que pode levar ao agravamento da dor.

“Além de se agasalhar bem, uma atitude fundamental é não parar de fazer exercícios físicos”, afirma a reumatologista Evelin Goldenberg, doutora em Reumatologia pela Unifesp e médica do Hospital Albert Einstein. “Pacientes que estavam indo muito bem sentem a piora após interromper a prática do exercício”.

Um outro fator que pode agravar as dores é a depressão. O frio aumenta os quadros depressivos e a depressão gera dor. “Assim, o aumento de peso comum nessa época aliado ao aumento do sedentarismo e ao lado emocional agravam os problemas reumáticos”, afirma a reumatologista.

A dor que se manifesta no frio costuma atingir mais a quem tem a musculatura mais frágil. Além da falta de proteção muscular, o frio faz desencadear alterações químicas. “Os mediadores da dor, também conhecidos como neurotransmissores são estimulados pela baixa temperatura, ocasionando desconforto”, declara o ortopedista Zeno Augusto. “A coluna é geralmente a que sofre maior queixa de dor”.

Passe o inverno sem dor

Ao acordar

Ainda na cama, estique bem os calcanhares, levando os dedos dos pés em direção às canelas para alongar a panturrilha (‘batata’ da perna) e evitar câimbras. Em seguida, faça movimentos com os pés como se acelerasse e desacelerasse o carro – esse exercício contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades.

Para esquentar as mãos

Sentado em posição confortável ou mesmo em pé, deixe a palma de uma das mãos virada para cima. Com o polegar da outra mão massageie a região do punho com movimentos circulares. Inverta as mãos.

Para esquentar pés e pernas

Em pé, deixe os pés virados para frente, paralelos. Suba na ponta dos pés, volte aos calcanhares, mas sem tocar o chão. Faça o movimento como se tivesse duas molas embaixo dos calcanhares. Repita algumas vezes aumentando o ritmo.

Lembre-se também que uma boa massagem e um banho de imersão ajudam a soltar as tensões musculares e liberar a dor.

Back massage

A prevenção é sempre o melhor remédio. então nada de fugir da atividade física, hein? Seu corpo agradece.

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