Woman practicing yoga on concrete block

Um estudo da Universidade de Oslo apresentou 10 indivíduos que participaram de um retiro de yoga de uma semana na Alemanha. Para os dois primeiros dias, os participantes passaram duas horas praticando um programa de yoga abrangente, incluindo posturas físicas (asanas), exercícios respiratórios de e meditação. Para os dois dias seguintes, estes indivíduos fizeram caminhadas na natureza e ouviram jazz ou música clássica.

Imediatamente antes e após cada uma das sessões, os pesquisadores tiraram sangue de cada participante. Eles então isolaram e analisaram as células mononucleares do sangue periférico, as quais desempenham um papel fundamental no sistema imunológico do corpo. Os pesquisadores descobriram que a caminhada na natureza e a música afetaram a expressão de 38 genes nessas células imunológicas circulantes. Em comparação, o yoga produziu mudanças em 111.

Quatorze genes foram afetados por ambos os exercícios, o que sugere que “os dois regimes, em algum grau, afetam processos biológicos semelhantes”, descrevem os pesquisadores. Porém, eles observaram que o impacto do yoga era muito mais generalizado, o que indica que a prática pode ter efeitos adicionais sobre o exercício (unido ao simples relaxamento) para induzir benefícios à saúde através de mudanças diferenciais no nível molecular.

“Dados sugerem que efeitos de práticas de yoga anteriormente relatados têm um componente fisiológico integrante em nível molecular, que é iniciado imediatamente durante a prática”, escreve a equipe de pesquisa liderada por Fahri Saatcioglu da Universidade de Oslo.

A conclusão da pesquisa foi que a prática de yoga provoca a “resposta de relaxamento” de longo prazo sobre a expressão dos genes. Esse é o termo científico para saber se um gene específico é “ativado”, ou seja, sua proteína ou o produto do RNA está sendo executado. O estudo confirmou que, através desta ativação, eles se ligam ao sistema imunológico do corpo e que esse efeito pode ser instantâneo após a prática, embora se mantenha ao longo do tempo.

Então, se o seu tapete de yoga está juntando poeira, esta pesquisa fornece um incentivo para tirá-lo do armário. Prática de yoga em dia, imunidade em alta sempre!

Para ler o artigo científico completo acesse aqui.

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