Young woman watering plants

Assim como os seres humanos, as plantas também precisam de nutrientes que auxiliem no enraizamento, crescimento e geração de flores e frutos. Você já deve ter ouvido falar em NPK. Esses macronutrientes são extremamente importantes para a planta. Conheça suas funções e onde podem ser encontrados:

Nitrogênio (N): É responsável pela formação das proteínas vegetais, folhagem e favorece o rápido crescimento das plantas. A falta de nitrogênio faz com que as folhas novas não se desenvolvam, ficando pequenas, descoloridas, sem vigor e brilho. Já as folhas velhas ficam amareladas e caem com facilidade. Podemos encontrar nitrogênio nos adubos orgânicos como torta de algodão, esterco bovino e de galinha, e compostagem.

Fósforo (P): Estimula o crescimento e formação das raízes. O fosforo é importante para o florescimento e formação dos grãos e sementes. Na ausência de fosforo as plantas tem deficiência em absorver nitrogênio e produzem poucas flores e frutos mais fracos. Podemos encontrar o fósforo em farinha de osso e bokashi.

Potássio (K): Controla a entrada e saída de água e CO2 nas folhas. Também aumenta a resistência das plantas às doenças, à seca e melhora a qualidade dos frutos. Com a falta de potássio as bordas das folhas ficam queimadas e doentes, e o desenvolvimento radicular é fraco. Podemos encontrar o potássio em cinza de madeira, resíduos de indústria como casca do café, e pó de granito e basalto.

Cálcio (Ca): O cálcio aumenta o vigor e a resistência das folhas e caules. Além disso, atua na formação e fortificação de frutos jovens e no enraizamento em profundidade no solo.
Agora que você conhece a função dos nutrientes, indicamos a medida certa para seu jardim. A quantidade sugerida é para ser utilizada individualmente, pois cada composto orgânico é destinado para um metro quadrado.

• Tortas: Mamona e Algodão 200g/m²
• Farinha de Osso 200g/m²
• Húmus de minhoca 4 l /m²
• Estercos: Gado e Cavalo 20 l /m²
• Esterco de Galinha 5 l /m²
• Cinza Vegetal 200g/m²
• Composto Orgânico 4 l /m²

Aproveite a primavera para adubar suas plantas e jardim. Lembre-se, a adubação orgânica tem de ser incorporada nas plantas e solo uma vez por mês.

Isabel Galbiatti

  • Como fazer um minhocário caseiro Para quem tem o costume de utilizar a adubação orgânica para nutrição das plantas, daremos outra dica, o minhocário caseiro. Com o minhocário temos a produção de húmus, um adubo […]
  • Plantas repelentes de insetos A época das chuvas está chegando e com ela a proliferação de insetos que podem incomodar bastante e até transmitir doenças. Algumas plantas são capazes de repelir insetos de um […]
  • O impacto do uso de ar condicionado no consumo de energia Se tem um país calorento no mundo é os Estados Unidos. Atualmente, os americanos usam mais energia do que todas as nações do mundo juntas, para se manterem fresquinhos sob o […]
  • Lixo no mar NÃO! Entenda como você também pode estar com as mãos cheias deste plástico. Acordando mais um dia no paraíso, numa reserva ecológica no litoral fluminense, rumo à praia que nos […]