Young Man Receiving Ayurveda Treatment

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade que baseou-se em conhecimentos de 5000 anos de existência.

O Ayurveda é parte da ciência (conhecimento) védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.

Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

Em parceria com a Embaixada da Índia no Brasil, a Secretaria de Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás apoiam a Associação Brasileira de Ayurveda na promoção do CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA e a III Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa, a ser realizado em Goiânia, no período de 12 a 14 de novembro de 2013, na Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Candido Santiago.

O objetivo geral do evento é criar um fórum de discussão internacional através da integração Brasil-Índia, no sentido de promover um ambiente agradável para a troca de experiências nas diversas áreas do Ayurveda e Fitoterapia entre os participantes do Brasil e de outros países.

Além disto, pretende-se divulgar e fortalecer a posição do Ayurveda perante a Política de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Ministério da Saúde, tendo como referência a experiência pioneira do Hospital de Medicina Alternativa.

As inscrições já estão abertas pelo site do Congresso, para participantes e para envio de trabalhos científicos a serem apresentados no evento.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA
De 12 a 14/11/2013
Maiores infos e inscrições pelo site, clicando aqui.

  • Gengibre e Dr. Danilo Carneiro Há quem ame e há quem torça imediatamente o nariz! A verdade é que, pelo Gengibre, ninguém passa despercebido. Zingiber officinalis é o nome científico da planta da qual consumimos […]
  • Ayurveda no tratamento de câncer Pessoas em tratamento de câncer me perguntam como o Ayurveda, a tradicional medicina indiana, pode ajudar os pacientes na cura e alívio de sintomas. Esta filosofia de bem viver que na […]
  • 10 dicas ayurvédicas para turbinar a sua dieta Passando as festas e comilanças, precisamos de uma dieta básica para voltar a usar aquela calça social do trabalho, certo? Pesquisando em alguns livros de Ayurveda (medicina indiana), […]
  • Tratamento para mau hálito Poucas coisas são mais desagradáveis que notar alguém com mau hálito, o que causa um afastamento automático e vários problemas sociais para a vida dos portadores do distúrbio. A […]