Corbis-42-26859556

Well amiguinhos,

Posso apostar que alguns de vocês pensaram que, tratando-se de um início de ano, este seria um post para “vigiar a boca” das fofocas e maledicências, como meta para 2014. Seria um ótimo post, mas trataremos disso em outra ocasião.

Hoje vamos falar de uma das minhas grandes vontades para 2014: comer mais devagar! :-0

A verdade é que a maioria das pessoas ataca a refeição como uma criança ataca ao bolo de aniversário, sem levar em conta os efeitos colaterais deste mal hábito.

Por mais que você já tenha selecionado ótimos alimentos para a sua refeição, comer rápido sem prestar atenção ao alimento pode atrapalhar muito a digestão e a saúde em geral.

Ter consciência à mesa é uma prática capaz de colocá-lo em sintonia com seu cérebro, percebendo melhor a saciedade. Esta é uma das ferramentas principais no combate ao sobrepeso e obesidade. No caso de quem não sofre dos quilos a mais, comer rápido ou prestando atenção em outra coisa pode resultar em má digestão, deficiência nutricional e gases!

Preste atenção às dicas abaixo:

07 DICAS PARA TER CONSCIÊNCIA À MESA:

01- Primeiro, respire fundo uma, duas … cinco vezes. Puxe todo o ar até chegar ao abdômen. E expire no dobro do tempo. É uma técnica que ajuda a acalmar.

02- Deixe o corpo relaxar e pergunte se ele está cheio, parcialmente cheio ou vazio. Esse termômetro é importante para saber quanto de alimento vai necessitar.

03- Observe o que é oferecido e faça escolhas. O problema dos restaurantes de quilo é que vemos aquela variedade e saímos pegando tudo. No restaurante, olhe para os alimentos, pergunte ao seu corpo o que ele quer, do que precisa – como a gente normalmente não pensa nisso, passa por cima das solicitações dele.

04- Bocado por bocado, pesquise os sabores. Preste atenção no espinafre, na cenoura, nos cereais.

05- Mastigue até que o sólido se torne líquido. Melhora a digestão e você aproveita mais os nutrientes.

06- Pense que o alimento trará prazer e vigor. Nada de manter a mente ocupada com coisas que, muitas vezes, provocam a ansiedade. Refletir sobre o ato de comer nutre o corpo e o espírito.

07- Comemos melhor quando selecionamos o que nos faz bem. Por consequência, ingerimos menos. Se você se alimenta conscientemente, não precisa devorar o manjar inteiro. Um pedaço será satisfatório e delicioso! ;-)

Vamos tentar? Eu também tô nessa!! #ficaadica

  • 15 maneiras de ficar zen Zen virou um adjetivo para caracterizar pessoas calmas, distraídas ou boas demais. Mas será que significa isso mesmo? Essa palavra oriental, que entrou na moda há cerca de duas […]
  • Obesidade Hoje irei abordar o tema obesidade que é tão recorrente nos dias atuais, tanto em adultos quanto em crianças. Estima-se que mais da metade da população brasileira está cima do peso e […]
  • Como fazer um minhocário caseiro Para quem tem o costume de utilizar a adubação orgânica para nutrição das plantas, daremos outra dica, o minhocário caseiro. Com o minhocário temos a produção de húmus, um adubo […]
  • Obesidade infantil A cada dia cresce o número de crianças e jovens que estão acima do peso ideal para sua idade. O problema da obesidade infantil não se limita às grandes cidades que exigem dos pais […]