bolachinha 1

Há muitos anos sigo as pesquisas e novidades na área da alimentação e muitas dessas informações dividi com vocês aqui no blog. Vejo também as dietas da moda, os alimentos superpotentes do ano, e muitas pessoas que se tornaram, sem ter nenhuma doença, verdadeiros radicais contra o glúten e a lactose.

Bem, há quase uma década como entusiasta e praticante da boa alimentação, curei a enxaqueca, a gastrite, dores de cabeça, inflamações na pela, espinhas e mais um monte de cacarecos que me acompanharam por quase toda a vida. Segui nestes anos um preceito básico do Ayurveda, a tradicional medicina indiana na qual me especializei:

“Tudo é remédio, tudo é veneno! Depende de como você usa”

Veja aqui o post sobre como curei minha enxaqueca

Para o Ayurveda, todos os 06 sabores (ácido, amargo, doce, salgado, picante e adstringente) devem estar no prato nas principais refeições, ou seja, a variedade dos alimentos é fundamental para manter o equilíbrio da saúde. Sendo assim, as dietas restritivas que excluem algum grupo de alimento só devem ser adotadas se o alimento em si estiver causando alguma alergia ou intolerância `a pessoa, preferencialmente com a validação de um médico ou nutricionista.

A dica do prato colorido ainda é um excelente caminhho, focando sempre no mais próximo possível do natural e fresco, evitando os industrializados, ultra-processados, etc.

No meu caso, como treino muito e trabalho com o corpo nas aulas de yoga, tenho o acompanhamento de uma nutricionista e, `a dieta dela, adicionei os preceitos ayurvédicos.

Por isso tudo sugiro que você não se prenda a um alimento ou suplemento específico como “milagrosos”, nem entre em paranóia restritivas com glúten, lactose, carboidratos, etc. O grande barato da reeducação alimentar é você ouvir o seu corpo e descobrir como se sente ao comer cada alimento. Com o corpo bem nutrido e o intestino funcionando regularmente, você vai sentir uma grande autonomia sobre sua saúde e uma longa sensação de bem estar.

Vejam que engraçado este vídeo do Porta do Fundos sobre a Nutricionista. É super exagerado mas eu morri de rir e me deu a ideia pra este post!

  • Lilóri cafeteria sem glúten e lactose Apaixonei pela Lilóri cafeteria com produtos sem glúten ou lactose, dica da minha querida aluna Maria. Fui lá no mesmo dia que ela indicou para conferir e que excelente […]
  • Uma nova visão da alimentação saudável Eu, na praia em Atenas, me deliciando com a Salada Grega. Uma revolução está chegando no universo da nutrição. Após assistirmos inúmeras publicações de dietas que condenam o […]
  • Receita de Madioqueijo da Lalau Gente, olha que máximo a receita de mandioqueijo, uma espécie de substituto vegetal para o queijo. Minha grande amiga Laurinha começou a testar várias opções de receita sem glúten e […]
  • Cuidado com as dietas “da moda” Bom, amigos. Já falamos muitas vezes aqui no blog que o equilíbrio e o bom senso é quase sempre a melhor solução para nossas questões, não é? Especialmente no caso da alimentação. […]