casal-gravidez

Hoje em dia é comum escutarmos a expressão “casal grávido” para abarcar não somente a transformação física da mulher, mas também o imaginário e o emocional de ambos os parceiros no âmbito individual e do casal, neste processo de engravidar. Tanto a mulher como o homem ficam grávidos.

Quando um casal decide ter um filho muitas questões entram em jogo, mesmo que ambos não tenham o menor conhecimento delas. Tanto a mulher como o homem revivem suas experiências de quando foram filhos, principalmente no início do nascimento. Outro ponto é que as divergências de opiniões sobre como criar uma criança tornam-se latentes. Medos também podem surgir e o casal passa a brigar sem saber o motivo ou os motivos de tantos desencontros.

Alguns podem sentir ciúmes da relação do parceiro com o futuro filho/a. Até porque, mesmo antes de engravidar, o casal pode viver todas essas questões em seu imaginário.

casal gravido

Questões que não eram tão importantes tornam-se um grande problema para o casal. É como se uma lente de aumento estivesse presente na relação e o que um diz, no caso de ser muito diferente da forma que outro imagina ou sonha, vira um obstáculo, podendo inclusive levar um casal a separação.

Para passar por todo esse processo de forma mais tranquila é necessário que o casal possa conversar bastante antes, durante e após a gravidez. Que tenham em mente que um terceiro irá entrar na relação e que as situações desconhecidas, mesmo que muito desejadas, podem trazer ameaças `a harmonia da relação. A própria gravidez, concreta ou ainda em planejamento, pode ativar memórias passadas, conscientes ou inconscientes de ambos os parceiros e, dependendo da experiência que cada um teve como filho, pode interferir de forma positiva ou negativa.

Tenho acompanhado tanto no consultório como na vida cotidiana casais grávidos que entraram em guerra e alguns não conseguiram continuar juntos nesse processo. Alguns casais já tinham problemas no relacionamento e por algum motivo não cuidaram ou acharam que a gravidez poderia resolver estas questões, mas o que aconteceu foi o oposto.

Por isso, é muito importante a estrutura emocional do casal para que consigam passar por todo o processo de forma mais tranquila e harmonioza. Alguns casais estão tão sintonizados que a experiência torna-se mágica, já para outros pode virar um terror. E a criança que irá nascer precisa de um ambiente estável, saudável por parte dos pais.

Em casais heterossexuais a mulher irá precisar de todo o apoio de seu parceiro, tanto emocional como prático. Isto serve também para casais homoafetivos. Ambos precisam estar sintonizados um com o outro e com a gravidez como um todo. Essa é uma compreensão muito mais abrangente, que inclui o casal desde o início. Com certeza uma família nascerá com bases no amor, na união, na compreensão, na tolerância e no diálogo.

Os casais que estiverem brigando muito, grávidos ou não, talvez precisem de ajuda para aprenderem a se comunicar de forma eficaz. O mundo emocional interfere o tempo todo em todas as nossas escolhas, comportamentos e atitudes. Se mal conhecemos o que sepassa internamente, como podemos compreender o outro? Imaginem então mais um, o filho, que virá cheio de necessidades emocionais, físicas e que irá precisar de todo o apoio e compreensão por parte dos pais.

Para encerrar esse post compartilho um vídeo muito interessante de homens que tiveram a oportunidade de sentir exatamente o que suas mulheres/parceiras sentiam durante a gravidez.

Cristina Ciola Fonseca
Psicanalista, graduada na PUC-SP, com especialização na UNIFESP
Consultório particular (11) 5052 9286 / 99850 9074
[email protected]

  • Maldade e bondade são duas faces da mesma moeda Tanto a maldade quanto a bondade são inerentes à condição humana. Sem uma certa dose de agressividade não conseguiríamos levantar da cama, tomar iniciativa para vencer os obstáculos. […]
  • Relacionamento entre casais Para que ocorra um bom relacionamento entre os casais são necessários alguns ingredientes. Atualmente a grande queixa em meu consultório é a falta de compreensão na […]
  • Drenagem linfática para gestantes Saiba porque a drenagem linfática é tão importante para as gestantes. A gestação é um momento maravilhoso mas traz muitas mudanças ao corpo da mulher. Inchaço, dores nas costas, […]
  • O que é o amor verdadeiro? Aprendemos desde cedo sobre o amor porque nos ensinam que devemos amar nossos pais, irmãos, colegas e o próximo. Vamos descobrindo que algumas pessoas são mais importantes para nós do […]