endossa-mini-jardim

Que tal dar aos seus amigos um presente super bacana, que seja sustentável a ainda bem acessível? Quem tem muitos amigos sabe que, quando chegam os aniversários e outras comemorações, a gente fica doido pensando o que dar a eles. E nos dias de hoje é quase impossível, para a maioria das pessoas, dar um super presente caro pra todo mundo.

Eu gosto muito de dar livros, especialmente aqueles voltados ao auto-conhecimento. Mas encontrei recentemente um lugar na rua Augusta chamado Endossa, uma loja colaborativa, que fez a minha cabeça. Primeiro pelo conceito, que dá oportunidade a novos empreendedores exporem seus produtos sem as enormes taxas e gastos aplicados aos lojistas de shopping ou mesmo de rua. O custo final do produto fica mais baixo ao consumidor. Num único espaço, os mini boxes apresentam diversos expositores como se fossem ao mesmo tempo a vitrine e a loja. Segundo porque, além de serem os próprios clientes a fazerem a curadoria dos produtos que entrarão na loja, os expositores que não atingem a meta de vendas saem do box liberando-o a um novo expositor que está na fila de espera. Assim, não há “coronelismos” das decisões sobre quem fica e quem sai. Um mesmo caixa e provador atendem a todos os boxes/expositores. Um lugar perfeito para encontrarmos nosso presente sustentável.

endossa

Uma ideia super dinâmica que por si, já questiona e traz a solução para a questão do espaço, do preço e da sustentabilidade no mercado de consumo. Afinal, já que continuaremos consumindo, que seja de maneira consciente e adequada aos novos tempos.

Alguns expositores têm coleções super bem trabalhadas, embora também se veja por lá alguns produtos com uma cara “chinesinha” :-/ Mas a maioria é bem criativa!

Separei alguns itens que fizeram mais a minha cabeça para presentear os amigos. Confiram as dicas:

endossa-presentes-panoendossa-tapa-olho

Aqui acima estão as pecinhas super fofas da Maria Melancia que são handmade, ou seja, feitas `a mão com um super capricho. Por serem artesanais e feitas em baixo volume, raramente se encontra peças iguais. Lá no site deles (link no nome) você verá muitas outras opções além das que vi na Endossa.

Na imagem que abre o post e nessa abaixo são os minijardins da Peperômia, pequenas obras de arte paisagísticas construídas em minúsculos vidros. Alguns potes de vidro são do tamanho dos de conserva de alimentos, e esses são mais decorativos. Outros são tão pequenos que viraram pingente no colar, mas todos eles contendo espécies vegetais vivas. Demais!!!

endossa-colar-de-jardim

E como sou apaixonada por cadernos e blocos (herança dos tempos de arquitetura), pirei nesses cadernos da Schizzibooks, que são também fruto de trabalho manual e coordenação de Danielly Keystone e Romulo Nascimento, que deram espaço a ilustradores brasileiros nas capas dos sketchbooks.

endossa-cadernos-desenhoendossa-cadernos

E como vocês podem ver, são pessoas super descoladas e engajadas que estão por trás desses produtos, dando oportunidade a pequenos empreendedores, artistas e artesãos, pensando nessa roda do sustentável de maneira mais ampla.

Passa lá e veja quanta coisa bacana você pode encontrar! #ficaadica

  • Como tornar a arquitetura e construção mais sustentáveis Free Spirit Spheres, pousada em Central Vancouver Island, no Canadá* Estes dias escrevi uns artigos para o Portal Namu sobre arquitetura sustentável, assunto que amo de paixão. Por lá […]
  • Trabalho voluntário em rede Muitas pessoas pensam em fazer um trabalho voluntário mas não sabem por onde começar e nem que instituições seriam idôneas para o investimento de tempo, dinheiro e outros recurso. […]
  • Arte de rua que muda o mundo Talvez você ainda não tenha pensado que a arte de rua pode mudar o mundo, mas é através de diferentes intervenções artísticas que algumas pessoas fazem uma verdadeira revolução. É […]
  • Ecoidéias, Ecomercados e Ecocustos. Recentemente fomos visitar o tão comentado Ecomercado Avis Rara, em Campinas. Esse sim pode ser chamado de ECOmercado, pois tudo é ecológico e sustentável, a começar pela […]