acessorios-de-yoga

Conheça os acessórios de yoga mais comuns e saiba quando é necessário usa-los.

Muita gente qua está iniciando a prática de yoga fica confusa com os equipamentos e acessórios (também conhecido como props – do inglês, ferramentas) disponíveis no mercado e ainda querem saber: será que tenho que comprar todos de uma vez?

Bem, isso varia muito de acordo com a modalidade de yoga a ser praticada. Quase em todas as modalidades (confira o post sobre as modalidades de yoga clicando aqui), sugere-se o kit básico para iniciar – mat (tapete) + faixa + bloco (foto abaixo). A maioria da escolas tem em sala os blocos e faixas, o aluno adquire apenas o próprio mat, o que é mais higiênico. Mas se você quiser praticar em casa sozinho ou estiver acompanhada por um professor personal, vale muito a pena comprar o kit básico.

acessorios-yoga

O tapete, mais conhecido como mat, é a base da nossa prática, onde nos protegemos do chão ao desenvolver as posturas e compreendemos a relação do nosso corpo num determinado espaço. É o acessório mais pessoal do yoga, porque suamos bastante em cima dele e não é muito bacana usar de outra pessoa por muito tempo, mesmo que a higiene seja super caprichada a cada uso, o que raramente acontece.

Antigamente, os yogis praticavam suas posturas diretamente no chão, em alguns casos usavam peles/couros de animais para se sentar e meditar, utilizados até hoje na prática de Kundalini Yoga. Já no século XX, a prática era feita sobre tapetes normais, como aqueles que temos em casa. A versão do mat de borracha é bem mais recente, e os antiderrapantes/ecológicos surgiram de 15 anos para cá.

Mas foi o mestre B.K.S. Iyengar, precisando de auxílio para alinhar sua própria prática, quem desenvolveu os equipamentos e técnicas de alinhamento mais usados por todos os professores do mundo, inclusive por mim.

Veja muito mais sobre o método de Iyengar clicando aqui

A faixa (strap) ajuda muito a aprofundar os alongamentos, especialmente dos músculos posteriores das pernas. Outros usos comuns são na abertura pélvica e no alinhamento dos braços.

yoga-faixasyoga-straps

O bloco é o mais querido dos acessórios depois do mat, claro! ;-) Tem tantas maneiras de ajudar na postura que fica até difícil descrever. Confiram a imagem abaixo:

yoga-blocos

Iyengar também utilizou em seu método o bolster (almofadona), os blanquets (cobertores) e a cadeira, menos comuns nas escolas porém super importantes também. Em linhas gerais, o bolster é muito usado em posturas restaurativas e como apoio de posturas de extensão (onde a coluna se dobra para trás). Já os cobertores são um bálsamo para apoio de joelhos e cabeça. A cadeira cria base para posturas mais elaboradas, como as invertidas, ou ajuda no alinhamento do tronco e coluna em posturas mais simples, como o trikonásana (postura do triângulo).

yoga-na-cadeira-yoga-bolster-e-cobertor

O uso dos equipamentos durante a postura garante a segurança do corpo e muitas vezes causa verdadeiros milagres no avanço das posturas. Quando você sentir que está passando do limite, sente desconforto ou está desalinhando outras partes do corpo para completar a postura teoricamente sugerida, não hesite: USE OS ACESSORIOS! Vale lembrar que a parede é também considerada um equipamento fundamental nos ajustes em yoga. Confira abaixo um video rápido que mostra na prática alguns ajustes simples e eficientes com o uso dos equipamentos.

Outro equipamento utilizado em yoga mas que habita a categoria “sonho de consumo” é o kurunta, que em sânscrito significa “marionete”. Vamos falar em outro post sobre o kurunta e as inúmeras variações de posturas possíveis com ele. Por aqui vamos encerrando o post de hoje com um gostinho de kurunta na imagem abaixo. Espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas sobre os principais acessórios de yoga e se quiserem compartilhar suas experiência e dúvidas só colocar nos comentários lá em baixo, ok? Namaste

kurunta-yoga

  • O jogo dos 7 erros EBA Você vai se divertir e aprender esta semana: Evolua sua prática de yoga com ajustes simples e desenvolva seu poder "observador" com o jogo dos 7 erros! Para quem é praticante […]
  • Integrando o Yoga na reabilitação de lesões da medula espinhal Dalia Zwick é supervisora em um centro de reabilitação em Nova York nos Estados Unidos. Dentre seus trabalhos está a reabilitação de pacientes com Lesão Medular, uma patologia que […]
  • Certo e errado na Moda para Yoga Hoje falarei sobre a moda para yoga. Acho que já entendemos que desapego em nada tem a ver com andar "mulambenta", não é? Pois bem... Pensando que nós, mocinhas (yoginis ou não), […]
  • Los Angeles – Hot Yoga e minha experiência no caldeirão Olá queridos, Já que o verão veio fervendo este ano aqui no Brasil, vamos aproveitar o ensejo para falar sobre a modalidade de yoga que mais cresce nos Estados Unidos: a Hot […]