prisão-de-ventre

Hoje falaremos sobre 5 alimentos para combater a prisão de ventre. A maioria das mulheres sofrem com prisão de ventre, e vocês sabem por que? Explicaremos tal fenômeno a começar pela infância, onde os meninos são “incentivados” a falar mais sobre a e fazer com mais naturalidade suas necessidades fisiológicas. Além disso, na infância, meninas ficam envergonhadas em fazer coco em outros lugares que não sejam suas próprias casas. Lembrem-se, o intestino é o segundo cérebro, na medicina chinesa ele é o centro das emoções mais profundas. Mulheres, então somatizam mais. Além de tudo isso, dependendo da carga hormonal que a mulher liberar todo mês, todas as funções de eliminação (Apana, na medicina indiana) estarão comprometidas. Portanto, são muitos motivos para mulheres sofrerem mais com prisão de ventre.

Prisão de ventre é o termo popular que se dá a Constipação Intestinal, o famoso intestino preso. Em hábitos normais, o indivíduo vai duas vezes por dia ao banheiro. Já na prisão de ventre, o indivíduo precisa de uma forcinha (algum desses alimentos abaixo ou água) para ir todos os dias. Em casos mais graves, pessoas com constipação vão cerca de 2 a 3 vezes por semana ao banheiro. Isso faz com que quase todas as pessoas que eu conheço se enquadrem na patologia.

Antes de listar os 5 alimentos para combater a prisão de ventre, é importante ressaltar que precisamos de mais de 2 litros de água todos os dias e que a água tem um papel de hidratação do bolo alimentar, facilitando o processo digestivo (evite tomar água durante a refeição). Além disso, praticar atividades físicas acelera o peristaltismo (aqueles movimentos intestinais que expulsam o bolo fecal), então pratique todos os dias! Segue abaixo os super alimentos:

1- Ameixa: A ameixa é uma fruta usada para cura e prevenção de várias doenças, pelo seu elevados índice de vitamina e minerais. A ameixa contém fibras e enzimas altamente laxativas, principalmente se ingeridas ameixas pretas secas, de remolho. Consumidas em quantidades moderadas, a ameixa preta seca evita o excesso de flatulências também.

2- Jaca: Essa fruta escolhi por ser, para mim, a que mais solta intestino. É verdade, a jaca é riquíssima em fibras e é excelente consumi-la verde ou madura. Vejam que interessante nosso post da Magica da Jaca, clicando aqui.

3- Linhaça: Assim como as castanhas, nozes, semente de gergelim, a linhaça é considerada uma oleaginosa, pelo seu alto índice de lipídeos, com gorduras boas que facilitam o trânsito intestinal além de remover as impurezas do sangue. Mas escolhi a linhaça porque além disso ela possui alto índice de fibras mucilagenosas, que regeneram a flora intestinal, hidratam intestino e retiram o cheiro pútrido das fezes.

4- Mamão: Tanto o papaia quanto o formosa, os diferentes tipos de mamão consumidos no Brasil possuem grande quantidade de fibras solúveis, insolúveis e uma enzima capaz de triturar os alimentos, a papaína. A papaína também participa do processo de absorção de nutrientes. Uma das melhores frutas para o bom funcionamento intestinal.

5- Espinafre: Todas as folhas são boas para o intestino, pois suas fibras insolúveis fazem o bolo alimentar aumentar de tamanho, facilitando o peristaltismo (movimentos intestinais). Mas, como citamos anteriormente, o espinafre é rico em flavonóides, vitamina C e betacaroteno, nutrientes responsáveis pela proteção das células intestinais e prevenção contra radicais livre e câncer.

Existem muitos outros alimentos laxantes que são excelentes. Porém esses julgo essenciais para quem quer ter bons hábitos intestinais e como consequência disso, boa saúde.