shirodhara
Foto do procedimento Abhyanga e Shirodhara, no Jaya Spa. Por Stella Carvalho

Abhyanga e Shirodhara: Esta é uma dupla de peso para o Ayurveda. Parte das terapias brandas desta medicina milenar indiana, a massagem Abhyanga, que traduzida do sânscrito significa “mãos amorosas”, e o Shirodhara “Fluxo contínuo na cabeça”, estão presentes em muitos tratamentos recomendados por terapêutas e médicos ayurvédicos.

A Abhyanda é uma massagem que se utiliza do deslizamento das mãos pelo corpo do paciente com a aplicação óleo vegetal morno. A intensidade do toque, o sentido dos movimentos e o tipo de óleo dependem do biotipo do indivíduo. Atua no relaxamento muscular, nutrição ou secagem dos tecidos, auxilia a drenagem linfática promovendo eliminação de toxinas e promove MUITO bem estar.

Já o Shirodhara, que consiste em um fio de óleo vegetal morno vertendo sobre a testa por aproximadamente meia hora, atua no sistema nervoso central, induzindo o cérebro a frequências similares a da meditação, oferecendo uma oportunidade incrível de autoconhecimento e relaxamento da mente. É um importante auxiliar no processo de redução de estresse, dores de cabeça e insônia.

Normalmente são executados nesta sequencia (Abhyanga – Shirodhara), mas a necessidade dos mesmos bem como sua periodicidade devem ser recomendados e acompanhados por profissionais habilitados em Ayurveda.
UMA DELÍÍÍÍCIA!!!!

Olha só este vídeo onde meu grande amigo Erick Schulz, vice presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e diretor do Instituto Naradeva Shala, demonstra a Abhyanga!