quinoa-pilaf-stuffed-kabocha

Passeando por blogs gringos que adoro para me inspirar em novas receitas, encontrei no site Goop, da atriz Gwyneth Paltrow, uma receita de abóbora kabocha recheada com quinua que fez logo a minha cabeça… ou melhor, meu estômago! hehe. Esta receita tem a cara destes dias de inverno, onde comer salada e legumes frios fica mais difícil ao paladar. Veja que fácil e deliciosa:

Ingredientes

1 abóbora kabocha, cortada ao meio na horizontal e sem sementes
1 xícara de quinoa lavada
1 3/4 xícara de caldo de legumes
1/2 xícara wintergreen (fruto da família das cerejas que podemos substituir por uvas passas, por não haver no Brasil)
1/2 xícara de cenoura picada em cubinhos
Meio frasco de corações de alcachofra
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
azeite de oliva
sal marinho + pimenta

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Regue uma assadeira com azeite de oliva. Coloque as metades da kabocha lado com a carne para baixo e asse por cerca de 25 minutos até ficarem macias ao garfo e levemente marrom nas bordas.

Adicione um fio de azeite em uma panela grande em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e deixe cozinhar por um minuto até a refoga ficar macia e translúcida. Adicione a cenoura, as passas e as alcachofras e misture, cozinhando por mais um minuto, até que comecem a murchar. Adicione o caldo, a quinoa, e uma pitada saudável de sal e deixe ferver. Abaixe o fogo para ferver. Tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos até que todo o líquido seja absorvido (mas a quinoa ainda esteja úmida). Desligue o fogo e deixe descansar por pelo menos 5 minutos. Mexa com um garfo e tempere com sal e pimenta antes de servir.

Para servir, recheie as metades da Kabocha com a quinua. Na receita original, eles sugerem cobrir com um molho de anchovas, mas eu reguei só com um fiozinho de azeite. Se você quise experimentar o molho original, segue a receita:

  • Anchoïade (molho de anchovas)

Ingredientes

1 cebola bem picadinha
Meio dente de alho
3-4 filés de anchova
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

Preparo

Coloque a cebola, o alho e as anchovas em um grande pilão. Triture juntos até formar uma pasta. Transfira para uma tigela e adicione o vinagre. Enquanto mexendo, adicione o azeite aos poucos a combinar.

(Foto: Goop)