acerola

É tempo de acerola! Estas, colhi no pomar este fim de semana.

Originária da América Central, a aceroleira produz este pequeno fruto vermelho com superfície lisa. Possui três sementes no seu interior. O sabor da acerola é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã.

Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão. Xô resfriado e gripe!

A acerola normalmente concentra a frutificação no período de primavera e verão, mas pode produzir outras safras por ano.

Uouu… Então, invista na frutinha que é uma bomba de vitamina, hein! ;-)

A melhor forma de consumir a acerola é ingeri-la crua, inteira, picada ou em suco, para que a vitaminas hidrossolúveis permaneçam ativas! Porém existe um jeito especial de preparar a acerola que é na forma de geléia. Faça como uma geleia normal, adicione pouca água, açúcar mascavo e gengibre ralado e leve ao fogo ultra brando até formar na consistência de geleia!

Que deliciosa dica hein?