Buddhist monk face to face with a tiger

Entendam a definição prática, nos dias de hoje de Ahimsa: Não Violência

Meu aluno comentou hoje que está processando a NET. Isso mesmo, a rede de telefonia que dá mais trabalho do que soluções para nossa vida. É o preço alto que pagamos pela tecnologia!

E veja só: Eu também estou processando a NET! Será uma coincidência cósmica? :-)

Ele, bem entristecido, me perguntou: Mas nós, os praticantes de Yoga, não deveríamos deixar de lado estas coisas?!
Resposta simples e clara: Executar ações sem violência não significa ser negligente e não executar. Deixar outras pessoas te lesarem voluntaria ou involuntariamente sem se expressar é OMISSÃO, e numa esfera social, é falta de cidadania e preguiça. NADA A VER COM YOGA!

O yogi não deixará de agir, mas sim de reagir!!! Respire e ache uma saída onde o gasto de energia seja o menor possível. Como por exemplo: discutir com as pessoas mal instruídas dos SAC’s muito dificilmente te ajudará. Mas gastar algum tempo no SAC para conseguir um protocolo e imediatamente escrever um email para a ouvidoria da Anatel ajuda e MUITO. Sem discussão…bem melhor!

FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO, DIMINUINDO AO MÁXIMO A PERDA DE ENERGIA E A IDENTIFICAÇÃO.

“Ai, mas tal pessoa me faz tão mal e eu continuo casado(a)!”…Isso, já é blasfêmia, filhos! Não resignação! HELLOOOOO! (Vou deixar o Bagavad Gita para uma próxima, hein?)

Lá vou eu para o Yoga Sutra de Patanjali (livro clássico que é base para o praticante atual)

Ahimsâ (não violência): “Não querer infligir nenhum mal a nenhum ser vivo.”
“Esta regra implica não só a abstenção de assassinatos ou atos de violência, como ainda de qualquer ato nocivo, em pensamentos, palavras ou ações”.

Dominar e domesticar as reações que a raiva geram em você. O que em nada invalida agir com retidão quando infligem contra você!

Vale lembrar: a pratica diária naturalmente diminue as distâncias do que antes julgávamos bom ou ruim para nós. É claro que se você acha tudo nocivo, vai viver o dia todo tentando lembrar o que é AHIMSA e talvez ganhe uma gastrite (o PITTA sobe) rsrs.

Pois então! Domesticar o “bicho raiva” e ser senhor das suas ações.
Namastê.