ajna chakra

Ajna significa “mando” e este chakra é também denominado centro frontal ou terceiro olho. Ele está relacionado ao nível intelectual e está ligado à consciência e à atividade mental em todas as suas formas e graus; tem relação com o cérebro e o sistema nervoso central, assim como com os olhos, orelhas, nariz e órgãos internos. Se localiza na região entre os olhos e corresponde à glândula endócrina hipófise ou pituitária e ao plexo nervoso cavernoso.

Conheça mais sobre os poderes do terceiro olho aqui

Este chakra é também chamado de “terceiro olho”, pois nele se dá a interação da mente e da psique, podendo levar à visão intuitiva e à sabedoria. Na hiperenergização gera uma personalidade exageradamente intelectualizada, fria, calculista, que torna seus sentimentos dominados pelo intelecto sem , entretanto, vivê-los. Quando energizado, propicia visão clara e compreensão precisa. É neste centro que se tem a visão suprema da verdade “atma jnana”(O conhecimento do ser), conscientizando-se o amor nos vários níveis dos chakras anteriores.

chakra-frontal

Na hipoenergização, apresenta dificuldade em aprofundar a compreensão de si mesmo, de viver sua realidade havendo em alguns casos até o bloqueio intelectual, impedindo a aquisição de novos conhecimentos.

A energização inadequada pode envolver distúrbios na visão, auditivos, olfativos, do ciclo sono/vigília (insônia ou torpor), do equilíbrio e da coordenação motora. Poderá causar ainda vertigens,, sinusites, cefaléia, AVCs, epilepsia, doença de Parkinson e síndromes psicóticas.

mapa-chakras