arte-de-rua-kobra

Talvez você ainda não tenha pensado que a arte de rua pode mudar o mundo, mas é através de diferentes intervenções artísticas que algumas pessoas fazem uma verdadeira revolução. É possível transformar um cenário social com ações que começam no dia a dia, pouco a pouco, mudando partes de um bairro, o engajamento de uma comunidade e por fim, a vida de muita gente.

Ontem, conversando com o querido Fréd que é grande admirador de stree art e autor da página Samba do Grafitti, observamos como a arte de rua está ligada `a dinâmica social do espaço em que foi gerada, resultado muitas vezes de uma tensão ou conflito da desigualdade social e da vontade de se expressar desta população.

Hoje conhecido e renomado em todo o mundo, o trabalho do artista Eduardo Kobra (foto que abre o post) nasceu na periferia de São Paulo com a pixação, por volta de 1987, e cresceu com o movimento hip-hop que espalhou a arte de rua pela capital paulista. Kobra representa hoje a superação que a street art possibilitou a muita gente.

O Programa Ser CRS, criado pelo grupo francês Capgemini, tem a iniciativa de usar belas obras de street art pelo mundo para incentivar jovens artistas e promover sua missão, que é a responsabilidade corporativa e sustentabilidade. Kobra foi o artista escolhido nessa fase.

O artista Mauro Neri da Silva, nascido e residente até hoje no bairro do Grajaú, que já foi ajudante de pintor, feirante e vendedor ambulante de ônibus até que a arte lhe garantisse renda, é o criador do coletivo Agentes Marginais. Mauro tornou-se um mobilizador da potência que está na periferia da realidade, sendo mentor do grupo que se recria de acordo com a demanda de projetos, chegando a engajar até 100 membros de uma vez. O grupo começou em 2006 com uma exposição livre `as margens da represa Billings. Artistas do bairro se apresentam com grafites e outras intervenções no projeto Imargem, uma iniciativa que encontra na vontade de contribuir para a história da arte de rua uma força maior do que os vários obstáculos que surgem.

de mauro neri silva

de mauro neri silva

Na Itália o artista Andreco desenvolveu uma tinta que ajuda a filtrar a poluição do ar, um dos nossos posts mais visitados aqui no blog. Confira que bacana, clicando aqui!!

Muitas iniciativas pelo mundo demonstram que não só é possível usar a arte de rua como veículo de mudanças urbanas mas especialmente para as transformações sociais. Fique ligado e participe!

Para quem gosta de street art, deixo aqui um dos meus sites favoritos, o Street Art News, que acompanha o movimento da arte de rua pelo mundo todo!