bolinho-grao-de-bico

Hoje a culinária árabe chegou deliciosamente no nosso blog e você vai provar os bolinhos de grão de bico com molho de tahini. Há milênios o Oriente Médio produz grande variedade de sementes e grãos, trazendo `a culinária árabe poderosas fontes de nutrição e energia, com alto teor de proteínas e fibras. Mais especificamente sírios e libaneses combinaram esses ingredientes, criando receitas exóticas e saborosas que se popularizaram no Brasil.

Para quem não lembra, o tahini é a pasta feita de gergelim, muito saborosa e marcante nas receitas árabes. Vende no supermercado e empórios especializados. Essa é a marca mais conhecida:

tahini

Bolinhos de grão de bico com molho de tahini

Ingredientes

2 xícaras de cebolas picadas
6 dentes de alho
2 xícaras de chá de grão de bico cozido
1 xícara de salsa fresca picada
1 xícara de coentro fresco picado
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino moída (opcional)
2 colheres de chá de cominho (opcional)
2 colheres de chá de fermento em pó
½ xícara de farinha de trigo
1 ¼ xícara de iogurte desnatado
¼ xícara de tahine
2 colheres de sopa de suco de limão

Preparo

Em um processador ou liquidificador triture a cebola e os dentes de alho até que fiquem bem picadinhos. Coloque em uma tigela pequena e reserve.

No mesmo recipiente que picou a cebola e o alho, adicione grão de bico, salsa, coentro, sal, pimenta do reino e o cominho e bata até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Não há problema se ficarem alguns pedaços. Junte a esta mistura a cebola, o alho, o fermento em pó e a farinha. Bata mais um pouco até que tudo se misture. Uma dica é ir adicionando a farinha aos poucos, até que a mistura deixe de ficar pegajosa.

Transfira a mistura para uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 1 hora.

Enquanto isso, prepare o molho. Em uma tigela pequena adicione o iogurte, o tahine e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta a gosto e guarde na geladeira.

Depois pré-aqueça o forno em temperatura média. Retire a massa dos bolinhos da geladeira e com o auxílio de uma colher de sorvete pegue pequenas quantidades da massa e coloque na assadeira coberta com papel manteiga. Se preferir faça as bolinhas com a mão mesmo.

Se a massa ainda estiver um pouco úmida, basta adicionar mais farinha. Por fim, regue os bolinhos com azeite e leve ao forno. Quando colocar os bolinhos no forno fique bem atenta, assim que dourar ambos os lados retire-os do forno.

Sirva os bolinhos acompanhados do molho tahine.