brigadeiro-de-biomassa

A princípio o título desse post pode gerar desconfiança, mas é verdade que a biomassa de banana verde emagrece!

Vamos entender o conceito de biomassa antes: o termo biomassa, muito utilizado na indústria, é um recurso natural que é utilizado como combustível para a fabricação de derivados como bioetanol e biocombustível por exemplo. Esses recursos naturais, como a casca do arroz, o resíduo da cana e a banana verde, compõe um aglomerado de organismos vivos que entram em combustão sob determinados processos. No nosso corpo esses organismos vivos irão equilibrar a flora intestinal (conjunto de organismos entre bactérias e fungos) que auxiliam a quebra do alimento para então serem absorvidos.

A queridinha do momento, biomassa de banana verde, é considerada um prebiótico: fornece um substrato (no caso o amido resistente) para a proliferação de bactérias benéficas, aquelas que ajudam na digestão e metabolismo. A biomassa emagrece pois melhora a digestão, desde a quebra de nutrientes até a eliminação, auxiliando funções intestinais. Além disso, possui uma função parecida com a fibra solúvel, pois promove a saciedade por mais tempo.

Aprenda a preparar a biomassa de banana verde:

Ferva uma boa quantidade de água em uma panela de pressão ainda destampada. Coloque bananas verdes nanicas ainda com casca, bem fechadas e lavadas nessa água. Feche a pressão e em fogo alto espero o primeiro apito e conte 10 minutos de pressão. Desligue o fogo, retire as bananas, remove e descarte as cascas e bata as polpas cozidas no processador ou amasse.

Fiz um brigadeiro de tâmaras com biomassa que ficou incrível, e será um lanche nutritivo para quem quer uma vida saudável e/ou está em processo de emagrecimento. Anotem a receita:

Ingredientes

Biomassa de 4 bananas verdes
300g de tâmaras sem sementes processadas
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de café de paste de amendoim integral
1 colher de sopa de açúcar demerara
Chocolate em pó para enrolar

Preparo

Leve todos os ingredientes ao fogo médio e mexa bem até descolarem do fundo. Retire e leve ao prato para resfriar. Enrole como brigadeiros e passe pelo chocolate em pó ou açúcar demerara. Só não vale comer tudo de uma vez! ;-)