burritos

Esta receita de burritos de abacate, gorgonzola e cebolas caramelizadas é uma excelente pedida para servir aos amigos numa reunião em casa. Para aumentar nosso leque de finger food (comidinhas para comer com a mão), os burritos de origem mexicana podem ganhar uma cara e um sabor mais gourmet e animar o paladar dos convidados sem te dar muito trabalho ou usar a tradicional carne moída que costuma ir na receita.

Veja aqui outras opções de finger food

Agora vamos aos burritos. Uma receita que rende 20 unidades e demora aproximadamente 20 minutos para o cozimento e 20 minutos para o preparo:

Ingredientes:

30 g de manteiga (ou ghee, a manteiga clarificada)
5 colheres de sopa de azeite
2 cebolas em rodelas finas
2 abacates cortados ao meio
4 pães-folha de 25 cm de diâmetro
110 g de gorgonzola em pedaços pequenos
2 punhados de rúcula (para quem gostar)
suco de 1/2 limão
sal e pimenta

Preparo:

Derreta a manteiga e 3 colheres de sopa de azeite em uma frigideira em fogo baixo. Acrescente as cebolas e aumente o fogo para médio-baixo. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até que as cebolas estejam douradas.
Ponha a polpa do abacate em uma tigela e amasse com um garfo até que fiquem com uma consistência lisa. Espalhe sobre os pães-folha. Distribua as cebolas caramelizadas sobre o abacate. Tempere a rúcula e o queijo com sal e pimenta. Coloque sobre as cebolas. Regue com as duas colheres de sopa restantes de azeite e o suco de limão.
Enrole bem os pães-folha, tomando cuidado para que o recheio não saia pelas laterais. Antes de servir, corte cada rolo em pedaços menores. Se preferir, prenda-os com um palito. Aqui no nosso preparo não prendemos. Achamos que ficariam desconfortáveis aos convidados.

Os burritos podem ser preparados com no máximo 4 horas antes de servir. Deve-se então conserva-los em geladeira sob papel filme e corta-los em pedaços somente na hora de servir. Vão fazer um super sucesso na sua reunião!!

Bom apetite!

burrito-abacate-gorgonzola