Corbis-42-25687254
O cafezinho nosso de cada dia é uma tradição no Brasil e em muitas outras partes do mundo, e tornou-se até um vício para algumas pessoas. Mas você sabe se café faz mal?

Segundo a medicina ocidental, o consumo de até quatro xícaras médias diárias e uma com leite para crianças, ele faz bem. “Cada xícara de café tem cerca de 260 mg de antioxidantes, quase o dobro de uma de chá verde”, afirma a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki, de São Paulo.

Estudos chegam a sugerir que o consumo de café melhora o desempenho cardiovascular no exercício, como informa o cardiologista da Unidade de Pasquisa Café-Coração do Incor. Mas ultrapassar a dose recomendada implica em problemas que vão desde o aumento de pressão arterial até a perda de cálcio e magnésio, o que compromete a densidade dos ossos. (fonte Bons Fluidos)

Vale observar também o tipo de adoçante que você usa. O melhor é tomar puro! Mas se o gosto não lhe agrada, evite os adoçantes artificiais e prefira o açúcar mascavo.

Para o Ayurveda, tradicional medicina indiana, o café é um estimulante que deve ser consumido com bastante moderação em horários apropriados, pois sua natureza rajásica (de movimento) pode alterar os estados de consciência sutis da mente. Sendo um estimulante, você não deve consumí-lo a noite e correr o risco de perder o sono.

Lembre-se: para a tradição oriental todos os alimentos podem ser veneno e podem ser remédio. Depende de como e quanto você vai consumir! #FIQUE ATENTO