53dbb4c05e08d-reduzirfotos-com

Descobri recentemente que é possível comprar no mercado a castanha portuguesa, descascada, pré-assada e congelada. Tudo isso por um valor bem acessível (paguei R$5,99 por meio quilo). Para os que recebem amigos com frequência, ou querem impressionar à mesa, tenha sempre um saquinho desses no congelador. Retire algumas castanhas, asse ou cozinhe em água. É super rápido e você pode fazer um purê depois de cozidas, triturando-as no liquidificador com manteiga e sal, para acompanhar carnes e peixes. Pode coloca-las na salada, levemente moídas. Pode dar um banho de chocolate, fazendo um bombom de castanha. Pode fazer bolo, para acompanhar o chá da tarde… enfim, divirta-se com a castanha!

53dbb50204294-reduzirfotos-com

Vou ensinar uma receita suuuuuper rápida de sobremesa de ultima hora.

Ingredientes:

10 castanhas portuguesas congeladas
1 colher de sopa de manteiga
½ lata de leite condensado
4 colheres de leite de coco

Preparo

Coloque as castanhas para cozinhar em água. 5 minutos e elas já estarão macias. Coe e triture as castanhas em um processador. Reserve. Em uma panela pequena, derreta a manteiga, coloque o leite condensado e as castanhas. Mexa até soltar do fundo, como se fosse um brigadeiro. Abaixe o fogo e misture o leite de coco! Sirva em taças.

Para uma versão menos pé na jaca e mais vegana, eu experimentei fazer com óleo de milho no lugar da manteiga e 2 colheres de açúcar mascavo no lugar do leite condensado. Nessa versão cozinhe um pouco mais a castanhas, para que vire um purê mesmo! Fica bom e mais saudável!

53dbb4740dc4c-reduzirfotos-com