IMG_1946

O Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas dochá preto.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor dechá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades anti-oxidantes atribuídas a erva do chá verde.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.

A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sangüíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol, e à melhora das condições das artérias.

Estudos recentes também descobriram que o cha verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde(Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.
Este aqui é o Chá Verde Orgânico da Mãe Terra que eu tomo e gosto muito:

A cerimônia do chá (tcha-no-yu) chegou ao Japão vindo da China e foi apreciado com base no espírito do Zen, por volta do século XIV. Nesta cerimônia, todo e qualquer movimento possui um significado de valorizar e purificar os utensílios, a sua beleza e a alma da pessoa.

Geisha Tea Ceremony

Para o povo japonês, é uma disciplina mental para conseguir chegar ao wabi (estado mental na qual a pessoa é calma e feliz, com profunda simplicidade). É, ao mesmo tempo, um acontecimento em que são essenciais a forma e a graça.
Ao chá verde em pó é adicionada a água quente, sendo misturado até formar uma espuma. Esse consistente chá verde, servido no ritual, é também usado como um suave estimulante ao estudo e à meditação, além de ter seu valor como erva medicinal, como citado acima.

Japan - Tradition - Tea Ceremony

Você gosta de Chá verde? É um “tantinho” amargo! Nunca participei da cerimônia onde servem o matchá, o chá da imagem acima, mas deve ser um ritual muito lindo com o intuito da servidão, uma vez que o anfitrião nunca bebe o chá. Se você já passou por esta experiência, divida aqui conosco!

E se tá curtindo este blog, vote no Premio TOP BLOG 2011, clicando aqui!

Namaste!