Corbis-42-22061089

As dores que acometem o sistema gastrointestinal são muitas – das cólicas menstruais à indigestão. Fazer uso de chás com as ervas e as plantas certas pode aplacar este mal. Confira a seleção:

Hortelã ou majericão

Além de ótimos digestivos, o chá destas plantas é indicado principalmente para indigestão e queimação no estômago. Isso ocorre porque ambos trabalham nas enzimas gástricas, estimulando-as e acelerando-as.

Melissa ou pfaffia

Quem sofre de cólica menstrual tem aqui boas aliadas. Enquanto a pfaffia age contra as inflamações no útero, a melissa alivia as dores musculares causadas pela tensão da dor. Além disso, são indicadas para diminuir gases, pois influenciam também o intestino.

Erva-doce

Suas propriedades calmante, cicatrizante e diurética lhe conferem grande poder digestivo. Segundo o ayurveda, tradicional medicina indiana, ela é especialmente usada contra gases, inchaços ou cólicas.

Fleur de sel with fennel, seen from above

Espinheira-santa

Inúmeros são os benefícios dessa erva para atenuar as doenças estomacais, mas, em particular, a gastrite e a úlcera. Seu alto poder cicatrizante e analgésico equilibra um dos principais agravantes de ambas: a acidez do estômago. Deve-se tomar após a alimentação.

Camomila

Assim como as demais espécies, a camomila também colabora para o bom processo digestivo. No entanto, seu diferencial consiste na maneira como atua, diretamente neste funcionamento. Isso a torna um excelente preventivo do refluxo e da indigestão.

Mas lembre-se: os chás são complementos para a alimentação balanceada. Caso os sintomas sejam persistentes, procure um médico.

Fonte: Bons Fluidos

Corbis-42-22064139