skycycle

Circular com a magrela longe dos carros e do perigo de ser atropelado por eles é o sonho de todo ciclista, não é? Onde estará esta ciclovia dos sonhos? Este fim de semana fui pedalar na ciclovia da Marginal Pinheiro que tem aspectos positivos como a fluidez das bikes (uma vez que, em seus quarenta quilometros de extenção não é permitido o acesso de pedestres e não há semáforos) porém aspectos negativos como a dificuldade e distância entre os acessos e o cheiro do rio. De qualquer forma, ainda acredito mesmo que uma ciclo faixa organizada, como a que acontece em São Paulo aos domingos e feriados, é uma excelente maneira para levar a população a pedalar nas ruas. Durante a semana, esta circulação de bikes cai drasticamente pois não há vias adequadas o suficiente para atender os ciclistas.

Mas em Londres, um projeto mais ambicioso está para nascer: é o SkyCycle, uma via expressa para bikes longe dos carros que forma um rede interligada por toda a cidade. É um projeto gigante que apesar de estar sendo chamado por alguns de utópico, busca atender 6 milhões de pessoas que vivem na zona de influência.

O projeto desenhado pelo arquiteto Norman Foster (Foster + Partners) em parceria com a Exterior Architecture e consultoria da Space Syntax, tem 219 quilômetros de extensão, tem mais de duzentas rampas de acesso espalhadas pela cidade, garante a circulação prevista de 12 mil ciclistas por hora diminuindo em até meia hora os deslocamentos de bicicleta por Londres. Para isso, estima-se que levará em torno de 20 anos para estar completamente construído e 240 milhões de euros para ser executado. Uau!!

skycycle_01

Números gigantes, né? Mas francamente, pensar no longo prazo exige cálculo e investimento. Londres é uma cidade que sofre bastante com os congestionamentos hoje em dia e, mesmo com uma extensa rede de metrôs e trens, já vê em mêdio prazo uma caos para estas vias de transporte também.

O projeto está ainda sendo discutido entre a população e os órgãos e setores responsáveis, mas, se sair do papel, será o maior investimento do mundo numa ciclovia exclusiva de bicicletas. Vamos torcer para que nasça e incentive assim outras cidades do mundo.

Consegui um prospecto em inglês mas acho que dá para entender bem a proposta e os números. Incrível, não?

STN_SKYCYCLE_29_12__395583k