Minha aluna Layla foi viajar para a Chapada dos Veadeiros e, como era de se esperar, ficou encantada com o lugar. Uma energia muito forte, a natureza exótica e intensa, nascentes, rios e cachoeiras deslumbrantes e muitos cristais de quartzo por toda parte, convidam o visitante para um dos passeios mais belos do Brasil. Não é a toa que muitos não voltam mais e estabelecem residência por lá.

Conheci a Chapada dos Veadeiros há alguns anos atrás, num retiro do Professor Pedro Franco, e tive lá uma experiência inesquecível!!! (Fotinhos lá em baixo)

Mas o fato é que a querida Layla acertou “na mosca” com o presente que me trouxe: um óleo essencial de Tea Tree. Ela sabe o quanto amo e indico para meus alunos!! Este ainda mais especial, da Terra Flor, empresa lá da Chapada.

Já falei algumas vezes sobre a Aromaterapia aqui no blog. Recorro à arte-ciência da utilização dos Óleos Essenciais para tratamento do corpo e da mente sempre que possível.
Os Óleos Essenciais são substâncias naturais formadas pelas moléculas químicas responsáveis pelos aromas das plantas, e são obtidos das mesmas através da destilação a vapor de folhas, flores, talos, madeiras ou resinas, ou ainda por prensagem a frio de partes da planta.

Existem mais de 50 tipos de óleos facilmente encontrados em lojas de produtos naturais, mas o Tea Tree está entre os meus prediletos por ser um poderoso cicatrizante, bactericida, viricida, e anti infeccioso. Também combate fungos, e por isso é usado no tratamento de Candidíase entre outros. Em outras palavras, ele é o “Detefon” dos óleos. :-)

É muito utilizado nos tratamentos naturais de caspa, acne, micoses, frieiras, escaras, psoríase, herpes, aftas e como loção pós depilatória e pós barba. Além disso, numa solução spray, é usado como desinfetante e purificados de ambientes.

Para uso tópico, recomenda-se que pingue 05 gotas do Óleo Essencial de Tea Tree em 01 colher de sopa de óleo vegetal. Eu uso o de gergelim. Para o banho de assento, 10 gotas do Óleo de Tee Tree em 01 colher de sopa de óleo vegetal adicionados à água do banho de assento.
Para o Spray de ambientes, adicionar 40 gotas do Óleo de Tea Tree em uma solução de 60 ml de álcool de cereais e 40 ml de água deionizada.

O uso deste óleo não é recomendado nos 03 primeiros meses de gravidez. A aromaterapia é um tratamento complementar e não substitui cuidados médicos. Antes de utilizar os óleos, teste-o pingando 2 gotas no antebraço e aguarde 12 horas. Suspenda o uso se houver reação dérmica.

A natureza com todo o seu poder de cura, direto da Chapada dos Veadeiros!