coxinha-vegana3

Olha só que legal essa receita de coxinha vegana. Tirei do livro Bela Cozinha, da Bela Gil, que ganhei de natal da Deinha (na foto no fim do post). Algumas receitas testei e não deram certo. Ou melhor, deram, mas não me agradou o paladar. Sou bastante crítica com culinária natural e vegetariana. Acho que o sabor é sempre primordial para uma receita, sempre. Por isso ainda não postei as receitas de culinária viva que as pessoas estão me pedindo.

Voltando a coxinha vegana, adorei a receita porque a massa é feita com farinha de arroz, no caso eu fiz com Arrozina (mistura de farinha de arroz com amido de milho) e cará, uma raíz saborosíssima que já demos receita aqui no blog (clique aqui para relembrar). Essa massa pode ser frita sozinha, bem temperada com sal, claro, e servida como petisco.

coxinha-legumescoxinha-vegetariana

No recheio da minha coxinha vegana eu saí um pouco da original e improvisei como o recheio do Bolinho do Tibete que fizemos aqui no blog (confira aqui), com legumes variados a escolha cozidos no gengibre ralado e shoyu. Então vamos a receita:

Ingredientes massa

1 kg de cará cozido e coado
1 copo de arrozina (pode ser somente farinha de arroz)
1/2 copo de água
sal a gosto

Preparo da massa

Amasse o cará com um garfo até formar uma massa grande, reserve. Leve ao fogo a arrozina e a água mexendo bem por aproximadamente 2 minutos. Isso se tornará uma pasta bem grossa, é normal. Retire do fogo. Misture essa pasta a massa de cará, adicione sal e mexa bem, sove a massa até que fique grande e com consistência firme.

Ingredientes do recheio

2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 cebola pequena
1 cenoura pequena
aproximadamente 10 unidades de vagem
aproximadamente 1 concha da água do cozimento do cará
1 fatia grossa de gengibre
molho de soja a gosto

Preparo do recheio

Pique todos os legumes de forma bem delicada e fina, reserve. Aqueça o óleo em uma panela média e adicione todos os legumes para que dourem. Quando a cebola começar a murchar é hora de colocar a água do cará (eu coloquei aproximadamente porque até deixar os legumes macio, pode ser que precise de mais água). Semi tampe a panela e mantenha em fogo baixo. Quando essa água secar, adicione o gengibre ralado e o molho de soja. Desligue o fogo e aguarde esfriar.

Preparo da coxinha vegana

Pegue uma bolinha de massa, abra em suas mãos. Adicione uma pequena quantidade de recheio e feche essa massa. Modele em formato de gota. Atenção: você não poderá a coxinha aberta (com o recheio exposto). Se certifique que ela ficou bem fechadinha. Frite as coxinhas em óleo quente e sirva quentinha ainda!

livro-bela_cozinha1