verrine-doce-de-banana-2

Você está pensando numa sobremesa bacana para o jantar e se depara com algumas bananas maduras em casa… Bingo!

Nossa sobremesa de hoje é super saudável, fácil e ainda aproveita aquelas bananas que você já nem sabia mais o que fazer com elas. Vi a receita no livro da Bela Gil e reproduzimos em casa, mas não ficou legal com o acompanhamento que ela sugeria lá, que era uma gelatina de melancia. Exploramos outras variações que você verá na receita.

Mas não pense que nosso creme de banana madura é “simplinho” e não pode ganhar status de sobremesa chique, viu? Nós aqui escolhemos a apresentação em copinhos, que dá um ar super moderno `a sobremesa.

Verrine-de-banana-1

Segundo a chef Priscila Quirós, do site Voga Gourmet, verrine é a nomenclatura usada aos pratos que são servidos em copos, normalmente pequenos. Pertencente a culinária moderna, é normalmente usado para entradas ou sobremesas!

Então não tenha preconceitos e se joga no creme (verrine) de banana madura.

Ingredientes:

1/2 copo de castanha-de-caju crua
3 bananas
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
Suco de 1/2 limão

Preparo:

Deixe a castanha de molho por quatro horas. Preaqueça o forno a 180oC. Corte as bananas em rodelas e coloque num tabuleiro untado com óleo de coco. Polvilhe a banana com a canela e cubra com um papel-alumínio. Asse no forno por 10 minutos, tire o papel-alumínio e asse por mais 10 minutos. Leve a banana, o cravo e a castanha ao liquidificador com o suco de limão e bata até ficar cremoso. Se for preciso, adicione um pouco de água. Sirva o creme de banana em copos. Pode também finalizar com uma colherzinha de geleia cítrica (como laranja por exemplo) ou com uma ganache de chocolate (fotos) que também fica uma delícia.

Mas o doce em si já é uma ótima opção de sobremesa saudável e super saborosa! Bom apetite!