IMG_6245

Originário da Ásia, o manjericão foi trazido ao Brasil pelos italianos, que utilizavam como tempero em molhos e massas.
E nesta linha ítalo brasileira preparei um prato super rápido: A tradicional massa com molho de tomates frescos e manjericão.

IMG_6253

Receitinha:

Cozinhe em água fervendo sua massa de preferência (01 xícara cheia por pessoa). Eu escolhi o parafuso integral. Aqueça em uma frigideira um fio de azeite e acrescente dois tomates picados sem sementes. Adicione sal e pimenta a gosto. Quando os tomates estiverem bem cozidos, acrescente o manjericão lavado e escorrido para finalizar o prato. Se ao longo do cozimento o tomate secar, acrescente algumas colheres de água. Está pronto, é só servir o molho sobre a massa.

tomates e majericão orgânicos

tomates e majericão orgânicos


O gênero mais conhecido do manjericão é o Ocimum basilicum, também chamado de manjericão grande ou alfavaca. Mas além de seu delicioso uso na culinária, ele tem propriedades medicinais. Confira:

– Melhora a digestão
– Alivia as cólicas
– Ajuda a aumentar a produção do leite materno
– É espectorante

Segundo Roberto Leal Boorhem, do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais, uma xícara de chá de manjericão feito com uma colher de sobremesa de folhas e flores frescas picadas e uma xícara de água quente costuma ser suficiente para aliviar estes sintomas.
Mas seu uso não é recomendado para mulheres nos três primeiros meses de gravidez porque ainda não se sabe se a planta tem algum efeito nocivo para o feto.

Nota: Caso não haja melhora nos sintomas, procure um médico.