Pregnant Woman Doing Yoga

Todos os dias chegam para mim, dos meus alunos ou de leitores do blog, emails e mensagens com dúvidas de saúde, pedidos de dicas sobre bem estar e especialmente sobre yoga.

Hoje vou responder a pergunta da querida Lígia, que foi minha aluna no Jaya há mais de 03 anos e agora vai ser mamãe. Acho que a dúvida dela pode ser de varias outras futuras mamães, né?

“Deia querida!!!!Tudo bom? Acabo de descobrir que estou gravida! Faço yoga 1X por semana numa escola. Tenho lido um pouquinho sobre yoga e gravidez, mas ainda estou receosa. Então ai vão algumas perguntas:”

“Existe algum exercício proibido?”

Proibido não! Mas existem posturas não recomendadas. Eu não recomendo as posturas invertidas para minhas gestantes, mesmo para aquelas que já estavam acostumadas a fazer antes. A única invertida que recomendo é a postura do bastão, dandásana, e assim mesmo só se não houver quadro de pressão alta. Pode usar a parede para apoiar as pernas e relaxar mais.

dandasana Supta Dandasana – postura do bastão

As posturas de intensa abertura pélvica, como o malasana (postura de cócoras) por exemplo, só recomendo no terceiro trimestre da gestação, pois estimulam o apana vayu, os ventos de eliminação descendente do organismo.

malasana1 Malasana – só no terceiro trimestre

Outra coisa que recomendo é baixar um pouco o ritmo da prática, se ela for muito forte. Mas já acompanhei algumas que quiseram continuar a fazer a pratica de Vinyasa Flow. Então aumente o numero de descansos entre as posturas.

“Posso praticar pranayanas?”

Pode e deve! Os pranayamas, ou exercícios respiratórios, são um bálsamo para aliviar os desconfortos da gestação e as dores do parto. Sempre recomendo a respiração yogica completa (ou diafragmatica completa) para o dia a dia da futura mamãe, pois ela tem ótimas e imediatas respostas sobre os hormônios do estresse. A respiração Ujjay (vitoriosa) é excelente para o parto, mas já tive um caso onde a gestante sentia enjoo ao praticá-la entao tivemos que abandonar esta técnica. O limite é sempre o conforto da mamãe. Vejam o video sobre respiração

“Você indica algum texto ou livro para que eu possa ler?”

livro fadinhaPara quem já esta sob supervisão de um professor e quer saber mais, recomendo o livro “Yoga para Gestantes”, da Fadynha. Para quem ainda não pratica yoga, sugiro que converse com seu médico para saber se está apta e em seguida encontre um profissional do yoga qualificado para atender gestantes. Aqui no blog você também encontrará vários posts a respeito, só clicar aqui.

Espero que tenha esclarecido, mas estamos com o canal sempre aberto para responder outras, ok? Em função do volume diário de trabalho e atendimentos, as vezes eu demoro uns dias mas o post/resposta sempre vem!

Muito obrigada pela participação e carinho de todos!!

Querida Ligia, boa sorte para você e a família nesta nova jornada! Namaste