escalda-pes

Se você é do tipo de pessoa (VATA) que vive com os pés gelados no inverno (e no verão), COMO EU :-), esta é a minha super dica quentíssima e relaxante: o ESCALDA-PÉS.

Conta a história que o Escalda-pés já era utilizado para efeito de limpeza e relaxamento há 6 mil anos, mais conhecido como Lava-Pés.

Há inclusive uma passagem bíblica que envolve esta prática: No Cenáculo, durante a Ceia Pascal, Jesus como Mestre e Senhor, despoja-se do manto, pega uma bacia e põe-se a lavar os pés dos discípulos. Na tradição judaica, oferecer água para lavar os pés era sinal de hospitalidade e acolhida, um ato geralmente realizado por escravos, empregados ou pessoas que cometiam delitos. Jesus com este gesto reverencia seus convidados e deixa uma mensagem de humildade.

lava-pes

O 17º Concílio de Toledo, na Espanha, no ano de 694, prescreveu que o lava-pés deveria ser realizado em todas as igrejas do mundo inteiro, na quinta-feira santa para imitar o gesto de Jesus. Para aqueles padres que se recusavam realizar o rito havia severas penas eclesiásticas. Contudo, o rito estava reservado para as catedrais e basílicas e, mais tarde é que foi permitido ser realizado em todas as igrejas. Em Roma, o gesto do lava-pés na quinta-feira santa generalizou-se a partir do Séc. XI. O Missal de Pio V (1563) coloca o lava-pés no final da missa.

Hoje, esta “prática da vovó” tem salvado meus pés e o corpo todo que se enrijece com o frio. Só não é recomendada para DIABÉTICOS.

Eu costumo colocar na água umas gotinhas de óleo essencial de lavanda, que é TRIDOSHA e super relaxante. Veja neste vídeo da Prana Yoga Journal umas dicas super bacanas para você incrementar seu escalda-pés.

Teste e conte pra gente depois,ok? ;-)

Tá curtindo este blog? Vote no TOP BLOG 2011 clicando aqui. NAMASTE!