george-Harrison-Ravi-Shankar

Ravi Shankar, famoso sitarista indiano, pai da jazzista Norah Jones e da também sitarista Anoushka Shankar (na ultima foto deste post), além de ter carimbado passaporte em Woodstock com outros mestres da música, foi professor de sítar do “beatle” George Harrison.

Olha só este vídeozinho da aula.

Eles se tornaram amigos na década de 60, na fase psicodélica da banda inglesa, e trouxeram da amizade e das aulas algumas produções. Em 1997, seu disco ‘Chants of India’ foi produzido por Harrison, e em 2002 gravaram juntos ‘East & West Yin & Yang’, para citar (sem trocadilho) os mais importantes trabalhos.

Poucas horas antes de morrer, George Harrison chamou Shankar para tocar para ele no momento da passagem.

Quem quiser mais informações sobre Ravi Shankar e esta amizade com Harrison pode assistir o documentário ‘Raga’, que relata a história do músico indiano.

Sítar é um instrumento musical de origem indiana da família do alaúde e símbolo da música da Índia.
Para esclarecer a diferença entre o sitar e a cítara é que, a cítara ou família da cítaras é classificada como um tipo de cordofone cujas cordas se estendem junto à caixa de ressonância. Já o alaúde e sua família como, setar (persa), sitar ou a veena, possui suas cordas esticadas além da caixa de ressonância, ou seja, num braço.

Anoushka-Shankar-sitar-player