guioza

Minha dica para um lanchinho super saudável e vegetariano são estes famosos pasteizinhos japoneses, os Guiozas.

Tem horas que o cansaço ou a rotina do dia não nos deixam elaborar os deliciosos pratos veggies como gostaríamos. Principalmente a noite.

Aqui em SP é muito fácil achá-los, especialmente em quitandas cujos donos são de origem japonesa.

Guioza é um prato típico da culinária chinesa que se difundiu para a culinária japonesa e do resto da Ásia. O prato, que está entre os mais típicos da culinária japonesa atual, teria sido levado para o Japão pelos soldados que haviam lutado na Manchúria durante a Segunda Guerra Mundial (e que foram responsáveis pela disseminação de diversos pratos típicos da culinária do norte da China), adequando-se às circunstâncias do país, completamente arrasado à época do pós-guerra, na medida em que a farinha de trigo era mais fácil de se obter que o arroz e praticamente qualquer produto podia ser usado como recheio. Em meio à escassez de alimentos e à devastação generalizada, muitos encontraram no preparo e venda do guioza um meio de subsistência. (wikipedia)

Em geral, são servidos nos restaurantes cozidos no vapor ou fritos. Aqui em casa, os preparo grelhando numa frigideira com uma colherzinha de ghee (manteiga clarificada). Sirva com shoyu. Fica divino! Crocante sem ser oleoso.

guioza 2
guioza 3
guioza 4

Embora eu tenha acabado de comer Guiozas aqui em casa, estas imagens foram tiradas na casa da praia, em Janeiro. Me sugeriram passar o photoshop porque os utensílios estavam “gastos”, mas achei muito simpático deixá-los assim, com cara de uso. :-)