iyengar 01

“A disciplina iogue me resgatou de um nível sub humano e me tornou um homem confiante, sincero em seus esforços, forte e honesto, com pensamento claro e consciência limpa…Hoje sou o homem mais orgulhoso da Terra, pois levo a mensagem da ioga, ao lado de muitos de meus discípulos, na forma de saúde física, serenidade mental, clareza intelectual e conforto espiritual para milhões de pessoas no mundo.” B. K. S. Iyengar

Este é um trecho de livro de B.K.S. Iyengar, ‘A Sabedoria e Prática da Ioga’, da Publifolha.
Muitos livros foram escritos pelo próprio Iyengar (grande mestre iogue que desenvolveu o mais utilizado método de alinhamento nos ásana (posturas) do mundo) ou sobre ele. Alguns já citei aqui. Mas este livro da Publifolha é uma delícia. De 2009, mostra a rotina do mestre que aos 92 anos ainda segue uma prática de ásanas surpreendente. Mas o mais interessante, é o carinho com que ele fala da transformação de sua prática e seu método de ensino ao longo dos anos. Mostra que, mesmo depois de anos de disciplina e da elaboração de um rigoroso método adotado mundialmente, é possível aliviar os padrões dentro da plena percepção.

LD097_Iyengar_BRA_JKT PLC.inddEm uma passagem interessante, B.K.S. Iyengar reconhece que o tempo para domínio total dos ásanas deveria ser TRÊS vezes mais do que ele recomenda em ‘Light on Yoga’, seu primeiro livro, de 1966, sugerindo que uma prática diária de tantas horas não seria necessária para ‘encurtar’ o processo do aprendizado. (Iyengar chegou a praticar mais de 10 horas por dia).

Detalhes interessantes sobre o dia a dia do mestre e seus pensamentos atualmente ( sobre política, televisão e esportes – que ele adora) também dão um toque especial ao livro, além das fotos e diagramação! Em termos de ásanas, tecnicamente o livro não é interessante. Mas se você é um seguidor do mestre Iyengar, vai adorar passear por ele! ;-)

iyengar02

” É errado diferenciar a ioga tradicional da de Iyengar…não existe distinção entre uma e outra; elas têm a mesma raíz e o mesmo propósito.”