No final do ano passado, sucumbindo ao cansaço, à vários problemas intestinais e à recorrentes crises de baixa imunidade, passei por alguns médicos e exames que detectaram em mim a Síndrome do Cólon Irritável, mais conhecida como “colite”, uma doença funcional crônica no intestino onde não há lesões orgânicas em sua estrutura mas causa inúmeros desconfortos para quem a possui.

Fui pesquisar a fundo a natureza da doença e as consequências de desarmonias no intestino. É falado na Ayurveda e na medicina ocidental que intestinos não saudáveis são a origem de várias doenças, incluindo enxaqueca, candidíase, infecções e inflamações de várias naturezas.

Recomenda-se que todas as pessoas, principalmente o paciente de SCI, concentre esforços numa alimentação balanceada que exclua açúcar, gorduras, alimentos refinados e processados em geral. Além disso, recomenda-se o consumo de muitas fibras solúveis e água. Isso tudo eu já fazia! Mas uma “pérola mágica” poderia fazer milagres ao intestino se somada aos fatores anteriores: OS LACTOBACILOS!

Comentando este quadro com meu grande amigo e professor de yoga Paulo Junqueira, ele me recomendou o consumo do Kefir, probiótico de origem caucasiana que fornece, entre outras coisas, os lactobacilos ideais para os intestinos.

E onde comprá-los? Nada de pagar fortunas, como é o caso dos sachês vendidos em farmácia. O kefir é doado! Paulo tinha em casa uma colônia que se reproduziu a assim compartilhou comigo.

A cultura dos grânulos de kefir criada em água com açúcar mascavo ou em leite possui uma consistência cremosa e espessa, um leve gosto ácido e aroma moderado de levedura fresca (como cerveja). Veja como é fácil criá-la:

No meu caso, preferi criar o de água pois não tenho boa tolerância ao leite. Para consumir a água pela manhã em jejum, é necessário coar o Kefir e guardar a água. Na sequência lave-o ainda na peneira em água corrente e volte escorrido ao pote original. Se cultivar o de leite, não tome em jejum. Faça pequenos lanches entre refeições tomando o leite do kefir.

Em seguida adicione 01 colher rasa de açúcar mascavo e cubra com água filtrada. Deixe-o com uma tampa parcialmente aberta ou cubra com gaze. Ali ele fará a fermentação da água que você beberá no dia seguinte, e assim por diante. O ideal é tomar o copo todo. Confesso que até hoje fecho o nariz! ;-)

Dá uma olhada na lista de efeitos comprovados do Kefir no auxílio de tratamentos de:

  • -Distúrbios nervosos: ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica;
  • -Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios;
  • -Alergias;
  • -Escleroses;
  • -Reumatismo e L.E.R.;
  • -Tumores;
  • -Problemas cardio-vasculares (infarto e arteriosclerose);
  • -Problemas de vesícula;
  • -Disfunções hepáticas;
  • -Problemas renais e icterícia;
  • -Doenças do estômago: gastrite, úlceras pépticas e duodenais, regulariza a digestão;
  • -Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas. O kefir previne putrefação intestinal causada por depósito nos intestinos e contribui para depuração do organismo e restaura rapidamente a micro flora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos.O kefir de água, após 12 horas de fermentação produz efeito laxativo no intestino e o de 40 horas de fermentação prende o intestino;
  • -Problemas de sangue: anemia, leucemia;
  • -Problemas de pele: dermatites, eczemas, lupus, cândida, psoríase, herpes;
  • -Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos;
  • -Excesso de peso: atuando como um enzimático poderoso, acentua amplamente o anabolismo, ou seja a assimilação de nutrientes e por provocar um equilíbrio geral do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábido de comer por compulsão, depressão ou ansiedade.

De fato minha saúde melhorou demais desde que comecei a tomá-lo!!!
Incrível, não? Nos Estados Unidos o Kefir é aprovado pelo FDA e amplamente consumido. Encontrado desde supermercados até farmácias.

Aqui no Brasil só com a doação. E algumas pessoas já vi que vendem. Durante anos dividi meu kefir que cresceu com os amigos aqui do blog, mas infelizmente agora estou fora do Brasil, não tenho mais como compartilhar.

ACESSE A PAGINA DO FACEBOOK https://www.facebook.com/groups/412409952274234/?fref=ts e entre na comunidade para conseguir sua muda, ok?

Fonte para mais infos: Kefir Brasil