ayurveda

A limpeza de nariz e ouvido é necessária em nossa higiene diária, mas eventualmente podemos fazer um tipo de limpeza mais profunda, uma vez que acumulamos muitas bactérias e sujeiras em todos os canais expostos. Para os indianos adeptos ao Ayurveda, a tradicional medicina da Índia, a limpeza profunda de nariz e ouvido é quase que um hábito e previne ou trata infecções, otites crônicas, sinusite e outros processos inflamatórios.

Depois de outro fim de semana imerso em Ayurveda, resolvi dividir aqui que fizemos os tradicionais procedimentos de limpeza de nariz e ouvido do Ayurveda, o Karnapoorana ou Karna Purana. Envolvem em sua maioria a aplicação de óleo vegetal morno através dos orifícios, com fins específicos de limpeza e equilíbrio dos biotipos.

Pingamos Anuthailam (óleo medicado) em algumas narinas dos amigos do grupo, sopramos Vacha (pó de ervas) em outras, com uma zarabatana de bambu, mas aqui, achei que valia a pena mostrar a oleação/limpeza de ouvido conhecida como Karnapurana.

É recomendado que um terapeuta especializado aplique os procedimentos. Primeiro porque há de fato uma dificuldade de se aplicar os óleos e a impossibilidade total de se auto-soprar um pó nas narinas! ;-/ Segundo porque o terapeuta terá mais clareza sobre que procedimento aplicar, bem como produtos e quantidades, baseado no dosha (biotipo) do paciente e na avaliação do quadro de saúde no momento.

Quem quiser mais detalhes sobre a limpeza de nariz e ouvido, pode me mandar um email ou tirar as dúvidas aqui nos comentários. O mais importante é não tentar realizar sem a indicação de um médico e o auxílio de um terapeuta especializado. Existem alguns lugares aqui na cidade de São paulo que fazem esse trabalho com assepsia.