manipura
Manipura significa “Cidade ( pura ) das Jóias ( mani )”, conhecido também como Plexo Solar. Está relacionado aos nível emocional e suas características são a expansão e o calor. No corpo, Manipura se localiza na região lombar e corresponde à glândula endócrina pâncreas e ao plexo nervoso epigástrico.

Ao Manipura Chakra estão ligadas atividades que em nós se realizam inconsciente ou involuntariamente, como as sensações de prazer e dor. A este centro também se relacionam desejos dirigidos ao próprio bem estar físico e emocional do indivíduo.

Quando está bem energizado, libera do medo e de estados mentais extremados, desenvolvendo auto estima, disciplina, coragem, generosidade ética e força de caráter. Seu poder pessoal intensifica suas próprias experiências, sem esmagar os outros com sua ambições.

Quando mal energizado, a personalidade se torna egocêntrica, sensual e exageradamente sentimental, perdendo o controle sobre as emoções. O indivíduo tenderá a negar ou mascarar suas necessidades ou inseguranças,e vivenciará as situações dando-lhes uma densidade sentimental exagerada. Ou, na hipoenergização, sentirá sua individualidade exagerada, esperando que outros supram as suas necessidades afetivas, experimentando facilmente o sentimento de rejeição e de medo.

plexo-solar

No nível deste Chakra se dá a passagem da infância para a maturidade e a criação da identidade distinta da personalidade familiar. Começa então o desejo de saber “quem somos”, do auto conhecimento , e o desenvolvimento da consciência do “eu”.

Os distúrbios de Manipura Chakra costumam levar a uma diminuição de mobilidade do diafragma por flacidez ou excesso de tensão. Distúrbios do aparelho digestivo como úlceras, gastrite, cálculos de vesícula, hepatopatias, pancreatite, colites, diverticulites, prisão de ventre ou diarréias, bem como patologias endócrinas como o diabetes melitus, hipoglicemia e a obesidade.

mapa-chakras