Iyengar 5

No ano de 1951, o famoso violinista Yehudi Menuhin estava sentado na sala de espera de seu osteopata quando encontrou sobre uma mesa um livro sobre Yoga. Como sempre foi curioso, abriu o livro e imediatamente ficou fascinado pelo seu conteúdo. O grande musico sofria uma grande variedade de dores pelo corpo que o estavam impedindo de explorar seu talento com a música.

No ano seguinte, quando o músico participou de uma série de concertos na Índia, Menuhin tentou fazer aulas com diversos professores, mas nenhum realmente lhe encantou até que a esposa de um grande médico, Dr. Rustam Vakil, lhe encaminhou para o guru da família, BKS Iyengar.

Dentro da agenda atribulada do violinista, o único horário que possuía para praticar com o novo professor era as 7 da manhã e, um pouco relutante, Iyengar teve que viajar por 7 horas para encontrar Menuhin. A sessão rápida de 5 minutos do horário apertado do músico se tornaram três horas e meia de aula de onde Menuhin saiu transformado e revitalizado. O novo aluno vivia de um cansaço cronico que o impedia de realmente dormir com tranquilidade e no fim daquela aula, Menuhin estava cochilando como não fazia há dias. Os dois homens formaram uma amizade muito próxima se encontrando esporatdicamente e trocando correspondencias para que o mestre pudesse dar orientações e o novo praticante tivesse os benefícios da prática.

Ao longo do tempo as dores de Menuhin sumiram completamente quando no ano de 1954 descreveu: “o yoga fez a sua contribuição para minha busca de compreender conscientemente mecânica do violino” e também chamou Iyengar de “seu melhor professor de violino”.

iyengar 7

A distancia entre professor e aluno dificultavam a continuidade do progresso do violinista, quando Menuhin decidiu contratar Iyengar como seu professor particular e portanto viajar com ele para várias partes do mundo, onde pode difundir sua prática a vários países assim como conhecer e ensinar diversas celebridades pelo mundo. Em 1958, conheceu a Rainha Elizabeth I que praticamente o obrigou a ensinar-lhe a postura de invertida sobre a cabeça. O feito virou noticia por todos os cantos.

Graças ao encontro destes dois mestres e ao progresso da saúde de Yehudi Menuhin, BKS Iyengar ficou conhecido pelo mundo todo e atualmente um dos métodos mais conhecidos de Hatha Yoga.