Party Supplies Waiting on Dining Table

Hoje em dia as pessoas não tem mais tempo como antigamente que nossas nonas acordavam as seis da manhã no domingo para preparar o tão esperado molho da pasta! Sentiu vontade de promover um evento? Um aniversário surpresa? Quer chamar uma turminha sábado a noite pra dar umas boas risadas? Acredite e monte sua festa em 30 minutos!

Pensando no público

Veja, bem: você precisa saber mais ou menos o perfil das pessoas. Darei dois exemplos: Minhas amigas iogues vegetarianas gostam de comer coisinhas leves e comem menos. Agora, se for fazer uma surpresa para o seu marido e convidar os amigos dele para assistir jogo de futebol na sua casa, prepare o bolso para as proteínas. Mesmo se o perfil for homens, monte e decore a mesa, de acordo com a ocasião. A mesa é a festa! Lembrem-se disso. Ela precisa estar cheia e farta.

Comece então fazendo uma pequena lista dos convidados. Saiba que 30% dos convidados não vão! Mas compre proporcional ao número de convidados, sempre.

Indo as compras

Antes de ir ao mercado, faça uma lista de compras. O evento mais fácil de preparar é com “finger food”, aquelas pequenas porções que não precisa sujar pratos. Cabe na boca. Faça no estilo a americana, então tire as cadeiras de perto da mesa!

No caso de um perfil mais leve e saudável sempre penso nos seguintes ingredientes: tomate cereja, mussarela de búfala, manjericão, baby cenouras, pães e torradas integrais pequenos e delicados, pasta de grão de bico, cream cheese, batata bolinha, batata chips, banana chips e molhos prontos. Se tiver um pouco mais frio, compre sopas prontas e distribua em pequenas xícaras. Se tiver calor, faça saladinha no copinho, seja criativa! Compre já a salada pronta, o molho de sua preferência e disponha em copos (e podem ser de modelos diferentes!). Veja nosso post de salada de pipoca: http://andreaalves.blog.br/salada-de-pipoca/. Para mulheres capriche na compra de frutas, flores e doces: doces caseiros estão super em alta: cocada, doces de compota e muffins.

Se o perfil for variado, entre mulheres e homens, misture alimentos mais saudáveis com frios em fatias, queijos, pão de queijo, mini esfihas, quibes e quiches. Tudo isso tem disponíveis nos mercados, é só procurar!
Não se preocupe se determinada comida acabar. Por isso os pães, torradas e patês são importantes, tenha mais dessas opções, por são fáceis de repor e não tão caros quanto as proteínas.

Para bebida, eu costumo colocar somente água aromatizada (mais fácil de fazer: gelo, algumas frutas e folhas cortadas e água) e vinho se for a noite, chá de for a tarde. Se o evento for de homens, deixe gelar belas garrafas de long neck, nada de latas de cerveja!

Montagem da mesa em 30 minutos
A estrela da festa é a mesa. Se só tiver mesa pequena ou de centro, promova festas menores, como por exemplo um chá da tarde entre amigas. Segue foto da linda mesa pequena para chá da tarde.

Tea party, yellow field in background

A tolha é importante, escolha a mais bonita! Existem três super dicas para a mesa: Andares, flores e frutas. Observe essa foto abaixo. Além do pudim com creme, não há nenhuma outra comida da mesa. Mas ela esta linda, justamente por causa dos andares, flores e frutas.

Moist Cake

Sirva coisas simples na colher de metal, como por exemplo tomate, mussarela de búfala e molho pronto de alcaparras. Disponha as colheres alternando os lados em uma bela bandeja. Veja o exemplo abaixo.

festa 2
Foto extraída do blog Country House Buffet

Por fim, monte vários pratos com as comidinhas que comprou e disponha em diferentes andares na mesa, com o auxílio de alguns instrumentos da cozinha. Após dispor as comidas, finalize com as frutas e flores! Se você tiver duas mesas, faça uma mesa de doces, chás e água aromatizada e outra para salgados.

Mesas prontas, não se preocupe mais com louças ou se determinados alimentos acabam ou esfriam. Divirta-se com os convidados!

Desfrute as diferentes idéias abaixo:

Woman eating at party

Close-up of pickled herring and eggs at Easter table

Table in garden on a birthday party