chakra-raiz

Muladhara Chakra significa Chakra Básico ou Chakra Raiz. Mula significa raiz e Adhara suporte, sustentação. Se localiza na base da coluna vertebral, na região do períneo, e corresponde às glândulas endócrinas Supra-renais e ao plexo nervoso autônomo Coccígeo.

Além de receber, transformar e irradiar o Prana por todo o corpo, os Chakras possuem características da personalidade. Havendo desarmonias na energização dos Chakras, criam-se diferenças nas manifestações da personalidade individual.

O Muladhara está relacionado à consciência da realidade da matéria e a natureza espiritual oculta na materialidade do mundo. A pessoa que o tem bem energizado possui um sentido prático da vida, senso de administração, pé no chão, idéias bem definidas, razão pela qual seus projetos são realizáveis. Mal energizado, torna-se cobiça, avidez e complacência na brutalidade. Fica com dificuldade de se apresentar de modo criativo, espontâneo, flexível e normalmente tem problemas em deixar os sentimentos fluírem de modo desobstruído, além de uma grande dificuldade em aceitar conceitos intangíveis, como Deus, por exemplo.

A hipoenergização deste chakra tenderá a negação das necessidades materiais, não assumindo responsabilidades referentes a ela e dando ênfase apenas a aspectos sentimentais e místicos das situações. Grande medo associado a sobrevivência física, de serem abandonados pela família ou amigos.

O desequilíbrio do Muladhara Chakra envolve por vezes a insuficiência supra renal, hemorróidas, varizes nas pernas, artrites e artroses nas articulações do quadril, joelho, tornozelo, artelhos e distúrbios da micção.