A temperatura aumentou e, em pleno inverno, estamos querendo bebidas refrescantes para amenizar os efeitos do calor. Diferentemente do verão que apresenta calor com muita umidade, os dias quentes desta semana vieram com queda brusca na umidade relativa do ar, deixando os índices a 10%, mais baixo do que em desertos como o do Arizona (EUA), por exemplo. Isso já ultrapassa o estado de alerta e coloca a população em estado de emergência.
Dores de cabeça, complicações respiratórias, secura da pele e do trato digestivo e até enjoos são frequentes nestas situação.
Você, esperto que é e seguidor deste blog, não vai cair na “bobagem” da desidratação, não é???
Além dos muitos copos de água a mais que você deve ingerir por dia, olha a receita do chá para amenizar sintomas de secura, complicações respiratórias, e desidratação.

Você precisará de:
02 copos grandes de água filtrada
Umas folhas frescas de hortelã
Um pedaço pequeno de gengibre descascado e fatiado
Uma colher de sopa de erva doce
Uma mini-pitadinha de sal

Aqueça a água e antes de ferver junte todos os ingredientes. Cubra mantendo a infusão por no mínimo 15 min. As vezes eu deixo tampado e vou ingerindo ao longo do dia! Ele fica mais forte e mais gostoso!
Beba 03 xícaras ao longo do dia.

O hortelã, apesar de ter excelentes funções anti-séptica, antifúngica e broncodilatadoras, não deve ser consumido sozinho porque pode aumentar a secura do corpo. Juntamos então a erva-doce (também chamada de funcho), que é levemente fria e pacifica a secura e o gengibre, que equilibra todos os biotipos e é um tônico geral e muito digestivo. Para a poção ficar perfeita, a pitadinha de sal para ajudar a reter de forma saudável a hidratação.

Refresque-se e hidrate-se numa receita só! ;-)