Young man doing a head stand  at sunset in Idaho

Chegamos ao “rei” das posturas dos 7 erros. É comum ouvirmos este termo para chamar as posturas invertidas, por serem consideradas as posturas mais avançadas, o que na verdade eu discordo. Mas enfim…

Precisamos ter de fato um nível de consciência corporal mais avançado para praticar com segurança estas posturas, principalmente no que se refere ao apoio da cabeça e a estabilidade da coluna cervical.

Esta postura acima é Sirsasana II:

Toda postura “invertida” sobre cabeça requer extrema atenção. Por isso, até que o aluno tenha consciência do alinhamento correto da postura, recomendamos o uso da parede como apoio dos pés. No caso desta postura, braços e antebraços devem estas PARALELOS, alinhados aos ombros, diferentes dos cotovelos totalmente afastados do rapaz. Além do mais, é necessário que o praticante tenha uma atitute de ‘tadasana’ (montanha) na invertida, para que o corpo se mantenha alinhado, preservando cabeça, pescoço, coluna e a energia ascendente.

sirsasana II

Já nas posturas de flexão, onde “dobramos”o corpo para frente, este é o erro mais comum:

Paschimottanasana 2

Esta é Paschimottanasana, ou postura da pinça. Ansiosos por alcançar os pés com as mãos, praticantes sem alongamento posterior nas pernas dobram a coluna e comprometem a postura. O ideal é que, até que este alingamento seja gradualmente conquistado, o aluno apoie as mãos sobre as pernas de maneira confortável, mantendo a coluna reta. As ações de projetar os ísquios (ossos do bumbum) para trás e o abdome sobre a coxas vão trazendo a consciência do correto alinhamento da postura.

Paschimottanasana 1
paschimottanasana3

E para fechar nosso JOGO DOS “7 ERROS”, um alinhamento super fácil:

Yoga Mudra é o nome deste gesto onde entrelaçamos os dedos das mão atrás das costas.

© Copyright 2010 CorbisCorporation

yoga mudra

Sempre mantenha as palmas das mão unidas (foto ao lado), não separadas como na foto de cima. Esta simples ação ajudará na rotação dos ombros para fora ajudando a flexibilizar a musculatura do peitoral e dos ombros.