nutracêutica

Vocês sabem o que é nutracêutica? O termo nutracêutica vem sendo utilizado com bastante frequência na nossa área, principalmente nos congressos de nutrição. O termo significa “dar ao alimento a ação de medicamento”. Até aí, todos sabem que a cura de quase todas as patologias vem através da terra, não de laboratórios.

A nutracêutica então surge como uma ramificação da gastronomia e nutrição afim de gerar o maior potencial terapêutico dos alimentos. Isso se inicia desde o pré-preparo, higienização até a apresentação.

A maioria dos estudos científicos que encontrei usa a nutracêutica como forma de prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer. Existem estudos específicos com a utilização da nutracêutica como amenizantes de sintomas de quimioterapia e radioterapia, artrites e artroses.

Estudos então sobre o poder do: Omega 3, licopeno, polifenóis, fitoesteróis, prebióticos e probióticos, isotiacianatos, flavonóides, ácidos graxos poliinsaturados, oligossacarídeos, vitaminas, minerais e outros compostos antioxidantes, antiinflamatórios e depurativos, presentes em diversos tipos de frutas, verduras e legumes, saem quase diariamente em revistas científicas de nutrição e englobam essa ciência chamada Nutracêutica.

nutracêutica 2

Me arrisco a dizer que a Nutracêutica é o novo nome que se dá a Nutrição Funcional, ciência que já estudava os compostos bioativos, ou seja, o poder de “remédio” dos alimentos. Em um artigo científico que encontrei, publicado na revista científica de farmácia, diz que os alimentos funcionais são alimentos comuns a serem ingeridos como parte da dieta e produzem benefícios a saúde. Já os nutracêuticos são parte de alimentos que são estudados para prevenção e tratamento de doenças. Porém, essa é uma definição teórica, pois na prática esses nutrientes isolados já faziam parte do estudo na Nutrição Funcional.

A nutracêutica então conseguiu englobar profissionais da nutrição, farmácia, gastronomia e médicos em geral, fazendo nascer uma ciência natural, completa e moderna.

No post sobre o poder do Curry e em 3 alimentos chaves para perder barriga, você encontra alguns compostos estudados pela nutracêutica. ;) Acessem e saibam mais sobre eles!