O que quer dizer holístico? | Estilo de Vida no Andrea Alves Blog

Já ouvimos muito falar sobre esta palavra mas nem todo mundo tem clareza sobre o significado: você sabe o que quer dizer holístico?

A palavra deriva do grego Holos, que significa TOTALIDADE. Apesar de ser um termo antigo, ressurgiu há cerca de vinte anos no contexto das terapias alternativas para designar o trabalho que visa abordar o indivíduo, integrando corpo, mente, emoção e alma. Observando ainda vários aspectos psicológicos como sensação, intuição e pensamento.

Ao contrário do que tem acontecido com a medicina ocidental, que através das especializações segmenta ainda mais o ser humano, o tratamento holístico observará se o indivíduo passa por algum trauma ou desarmonia psicológica ou emocional que seja a causa de uma determinada doença, assim como os entraves físicos podem causar ao longo do tempo bloqueios na mente e na energia. Hoje ainda temos alguns raros profissionais da medicina que consideram todos esses aspectos, como eram os antigos médicos de família com seus cuidadosos diagnósticos clínicos.

Uma verdadeira terapia holística é a que considera esse conjunto de fatores para que haja equilíbrio. Por isso, é necessário se respeitar o tempo de resposta de cada um ao tratamento. Não se trata de magia ou algo sobrenatural, a famosa “pílula dos milagres” que muitas vezes buscamos em alopatia ou tratamentos naturais. Trata-se de observar-se o indivíduo como um todo e sua relação com o universo.

O que quer dizer holístico? | Estilo de Vida no Andrea Alves Blog