radar41

Se você nunca leu um de seus mais de 30 livros, com certeza já ouviu falar dele. Augusto Cury é considerado o autor brasileiro mais lido da década pela Folha de São Paulo, com mais de 20 milhões de exemplares de livros vendidos somente no Brasil, tendo sido publicado em mais de 60 países.

O psiquiatra nascido em Colina, interior de São Paulo, ganhou o mundo através dos livros de auto-ajuda fazendo o que poucos conseguem: tornar simples e acessível ao grande público o misterioso mundo da mente humana.

Baseado em suas pesquisas e mais de 30 anos de atuação clínica, Cury desenvolveu um método chamado Inteligência Multifocal (que intitula seus primeiro livro, em 2002) sobre o funcionamento da mente humana no processo de construção do pensamento e na formação de pensadores. Pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, Augusto Cury e seus hall de atividades e programas são respeitados e estudados mundo a fora.

Soubemos que ele estaria pelestrando na noite de sexta e corremos atrás de convites para assisti-lo. Eu e a Mami fomos lá ver pessoalmente o “borogodó” deste best seller que, apaixonado como eu, dedica sua vida `a comunicação do bem estar e qualidade de vida.

foto

Em suma, Dr Cury foca-se no reconhecimento das janelas inconscientes chamadas de killer e light. São registros de memória que criamos no córtex frontal do cérebro que podem nos aprisionar ou libertar por toda a vida. A ideia é que não podemos apagar nossas memórias, mas podemos explora-las de uma maneira mais saudável para nós. As janelas killer são aquelas criadas por memórias ruins e traumatizantes, que normalmente dominam nossos pensamentos. Se focarmos em uma lembrança destas por mais de 05 segundos, registramos esta janela killer no cérebro. Por isso a importância de vigiarmos nossos pensamentos, a fim de não cultivarmos as memórias ruins sempre que elas surjam. Ao contrário, devemos cultivar as janelas light, que são os registros de memória que nos remetem ao prazer, alegria, vontade de viver.

Assim como este processo deve ser trabalhado com muita atenção dentro de nós, deve também ser praticado com aqueles que nos cercam todos os dias. Nossa agressividade, apatia e medo têm o poder de criar janelas killer nos outros e traumatizá-los para sempre. Quando cultivamos palavras de amorosidade, quando incentivamos, damos bons exemplos de paciência e boa vontade, geramos o mesmo efeito nos outros através de janelas light que criamos neles, e assim uma cadeia de confiança e respeito.

Evidente que minha descrição aqui é um resumo muito aquém da teoria de Augusto Cury, mas exemplifica o poder que nosso pensamento tem sobre nós e sobre os outros. Por isso devemos nos concentrar em nossa evolução que, segundo Cury, acontece em um processo lento e gradual, não do dia para noite com a sua intenção apenas. É necessário muito trabalho!

Além disso, ele é diretor do Instituto Augusto Cury Cursos, no qual promove o treinamento de psicólogos, educadores e outros profissionais. Desenvolveu o projeto Escola da Inteligência que tem como principal objetivo a formação de pensadores através do ensino das funções intelectuais e emocionais mais importantes para crianças e adolescentes, tais como, o pensar antes de reagir, a proteção de sua emoção, o colocar-se no lugar dos outros, expor e não impor as suas ideias. Também elaborou o Programa Freemind, para contribuir em conjunto com as casas de acolhimento ao usuário de drogas, clínicas, ambulatórios e escolas no desenvolvimento de uma emoção saudável para a prevenção e tratamento da dependência de drogas. O Programa está acessível gratuitamente para download no site, clicando aqui.

Apesar de sofrer críticas por parte da imprensa “intelectualoide”, os livros de Cury trazem a muita gente esclarecimentos sobre inteligência emocional e maneiras de se conhecer melhor para uma vida mais feliz e saudável.

Abaixo uma lista com alguns de seus títulos.

Inteligência Multifocal
Revolucione Sua Qualidade de Vida
Nunca Desista de Seus Sonhos
A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres
Os Segredos do Pai-Nosso
O Código da Inteligência
O Vendedor de Sonhos
Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis
O Colecionador de Lágrimas – Holocausto Nunca Mais
Manual para jovens estressados, mas muito inteligentes!
Armadilhas da mente
Em busca do sentido da vida
Ansiedade como enfrentar o mal do século
Pais Inteligentes formam sucessores, não herdeiros

fonte da imagem de abertura do post: Veja