pao-de-queijo-vegano-1

Cada vez mais amante da culinária sem leite, derivados e glúten, me aventuro nas receitas que as pessoas me mandam e hoje foi a vez do “pão de queijo” vegano. As vezes tenho que adaptá-las, como é o caso dessa receita que recebi da minha querida amiga Fran. Fica uma delícia. No lugar do queijo tradicional da receita usamos mandioca e ficou uma adorável opção para o chá da tarde com as amigas!

Só para lembrar, vegan na realidade é todo um estilo de vida que não utiliza produtos de origem animal. Nesta caso do pão de queijo vegano, não usamos nenhum ingrediente de origem animal, como leite, queijo e ovos. Então, todos estão convidados a este banquete, vegetarianos ou não.

Pão de queijo sem queijo ;-)

Ingredientes

300g de polvilho doce
5 colheres de sopa de azeite de oliva
300g de mandioca cozida
uma pitada de açafrão
1 colher de café de orégano
sal à gosto
água para dar o ponto

Preparo

Pré-aqueça o forno. Misture o polvilho com o azeite até formar uma farofa úmida. Adicione a mandioca cozida, coada e amassada (eu passei o processador, é mais prático), o açafrão, o orégano e o sal. Misture bem devagar e vá adicionando a água aos poucos até formar uma massa firme e desgrudar das mãos. A massa gruda muito nas mãos, então deixei a massa firme, lavei bem a mão, sequei e besuntei minha mão com azeite para poder manipular novamente e fazer as bolinhas. Faça essas bolinhas do tamanho que quiser e disponha em uma forma untada com óleo. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até racharem e ficarem levemente douradas.

Agora só passar um ghee com ervas finas ou um delicioso homus e convidar toda a turma! ;)

pao-de-queijo-veganopao-de-queijo-vegano-3